Molho pesto; 1/4 de xícara de folhas de manjericão, 2 colheres (sopa) de pinoli ou nozes picadas, 1 pitada de sal grosso, 2 dentes de alho, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, 2 colheres (sopa) de queijo tipo pecorino ralado, 1/2 xícara de azeite
Talharim;
4 litros de água, 1 colher (sopa) de sal, 350 g de talharim, 1/3 de xícara de molho pesto, picados, 2 colheres (sopa) de nozes picadas ou pignoli
Molho pesto; Em um pilão amasse bem as folhas de manjericão com os pinholes, ou as nozes, ligeiramente tostados no forno, os alhos, e o sal grosso. Vá amassando e acrescentando aos poucos os dois tipos de queijo. Passe para uma vasilha. Acrescente aos poucos o óleo misturando com uma colher de pau. Por fim, deve-se obter um creme de cor verde bem viva. É ótimo para servir com massas.
Obs.: Na falta de um pilão bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo, o qual deve ser acrescentado por último e aos poucos.
Talharim. Em uma panela ou caldeirão, ferva a água com o sal, junte o talharim e cozinhe por dez minutos ou até ficar al dente. Escorra, volte à panela e adicione o molho pesto. Misture bem e transfira para um prato. Por cima polvilhe com as nozes e sirva.
Dica do meu amigo Antonio;usar castanhas em lugar das nozes ou pignoli.1 colher de creme de leite sobre a massa e o queijo quando a massa estiver no prato.