Merengue em Camadas

Massa; ½ xícara (chá) de amêndoas moídas.½ xícara (chá) de açúcar cristal. 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. 2 claras. 5 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida. ½ colher (chá) de essência de baunilha.
Recheio; 1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado.9 colheres (sopa) de açúcar cristal. 2 caixas de morangos cortados ao meio.
Massa; Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Unte duas assadeiras retangulares grandes com manteiga e forre com papel manteiga. Coloque meia colher (sopa) de massa na assadeira e espalhe com as costas da colher, formando um círculo pequeno. Repita a operação até terminar a massa. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por cerca de 5 minutos. Retire os biscoitos da assadeira com uma espátula e espere esfriar.
Recheio; Bata na batedeira o creme de leite e as três colheres (sopa) de açúcar até o ponto de chantilly. Coloque uma rodela de massa em um prato, espalhe uma camada de chantilly e uma de morangos. Repita as camadas mais duas vezes e polvilhe com uma colher (sopa) de açúcar. Faça outros merengues até o término dos ingredientes. Sirva a seguir.

Mousse de Ameixa e Coco

1 lata de leite condensado, 150 g de ameixa preta seca sem caroço picadas, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1/2 xícara (chá) de coco seco ralado, 1 vidro de leite de coco, 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12)4 claras em neve.
Bata no liquidificador o leite condensado, as ameixas, o suco de limão, o coco ralado e o leite de coco até obter uma mistura homogênea. Junte à gelatina cinco colheres (sopa) de água fria e leve ao fogo, em banho-maria, para derreter. Junte-a aos ingredientes do liquidificador e bata novamente. Transfira para uma vasilha e incorpore delicadamente as claras em neve. Coloque em taças e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

Quiche de Cebola

Massa:200g de farinha de trigo passada pela peneira, 125 de manteiga sem sal, 1 pitada de sal, 1 gema, 3 colheres (sopa) de água. Clara de ovo para pincelar
Recheio; 5 cebolas médias, 2 batatas médias, 70g de manteiga sem sal, 2 ovos, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 lata de creme de leite sem soro, 60 g de mussarela ralada. Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Massa:Bata no processador a manteiga gelada com sal e a farinha até obter uma farofa úmida. Adicione a gema e a água e bata até que a massa forme uma bola e fique lisa e homogênea. Cubra com filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos.
Recheio;Rale as cebolas e as batatas cruas em uma panela . Derreta a manteiga e adicione a cebola e batata. Frite até dourar, polvilhe a farinha de trigo e deixe cozinhar, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar.
A parte, em uma tigela, bata os ovos. Acrescente o creme de leite, a mussarela, o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Mexa bem. Adicione a mistura de cebola e batata.Abra a massa e coloque todo o recheio, por último polvilhe com um pouco que queijo parmesão e disponha por cima anéis de cebola. Leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 25 minutos ou até que a quiche esteja dourada.

Pizza de Liquidificador de Sardinha

Recheio:2 latas de sardinhas ao próprio suco em molho de tomate, 3 ovos cozidos e picados, 1 lata de ervilha escorridaSal e cheiro verde picadinho.
Massa; 3 ovos, ½ xícara (chá) de óleo, 1 ½ xícara (chá) de leite, 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, Sal a gosto, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Misture bem todos os ingredientes.
Massa:Bata os ovos até dobrarem de volume. Reserve. Bata no liquidificador os demais ingredientes. Passe para uma tigela e junte os ovos, mexendo delicadamente. Coloque metade da massa numa assadeira (pequena) untada e enfarinhada. Espalhe o recheio reservado e cubra com a massa restante. Leve ao forno (médio) por aproximadamente 30 minutos. Corte em quadrados e sirva.

Pão sírio

500 g de farinha de trigo, 25 g. de açúcar, 15 g. de fermento de pão, 15 g. de sal, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 ovo, 1 copo de água (+ ou -)
Modo; Coloque numa batedeira ou numa vasilha, 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água.Faça uma esponja e deixe descansar por uns 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos, ingredientes e faça uma massa bem macia. Após a massa pronta, faça os modelos em bolinhas de + ou - 70 gramas
cada uma. Coloque em assadeira ou em cima da mesa e cubra-as com um pano por uns 15 minutos. Após este descanso, pegue um rolo, estique a massa numa largura de 8 cm, torne a colocar na assadeiras ou em cima da mesa,deixe descansar por mais uns 30 à 40 minutos e depois leve para assar em forno pré aquecido.Temperatura do forno: bem quente. Duração: 1 á 2 minutos

Almôndegas

600 g de carne moída, 4 dentes de alho picados, 130 g aveia em flocos finos, 2 claras, sal a gosto, pimenta-do-reino recém-moída
Molho de tomate: 2 cebolas picadas, 6 colheres (sopa) de azeite, 2 lt de molho de tomate,20 folhas de manjericão, sal a gosto, pimenta-do-reino recém-moída. Almôndegas misture bem todos os ingredientes e, com uma colher (sopa), molde bolinhas. Reserve-as.Molho de tomate: em uma frigideira grande e de bordas altas, refogue a cebola no azeite. Acrescente o molho, além de ½ xícara (chá) de água. Cozinhe o molho em fogo baixo por cerca de 10 minutos ou até os tomates se desmancharem. Junte as folhas de manjericão e tempere com o sal e a pimenta.
Disponha com cuidado as almôndegas no molho e cozinhe por mais 10 minutos ou até que as almôndegas estejam cozidas. Sirva em seguida.

Creminho para Aquecer

6 colheres (sopa) de aveia flocos finos, 2 colheres (sopa) de açúcar, ½ colher (café) de canela em pó, 2 xícaras (chá) de leite 400 ml. Junte todos os ingredientes em uma panela e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos em fogo alto ou até engrossar.
Variações: Para dar um sabor diferente ao tradicional mingau, aromatize o leite com especiarias e pimentas. Ferva o leite com ½ canela em pau, ½ anis estrelado pequeno, 2 cravos-da-índia, 2 pimentas-da-jamaica e 2 pimentas-do-reino em fogo brando, por 5 minutos, coe e use o leite para fazer o mingau.Ou, se preferir, dê um toque cítrico ao mingau, para isso rale um pouco de casca de laranja sobre o mingau antes de servir.

Abobrinha com Molho

500g de carne moída, 2 colh (sopa) de óleo 2 colh (sopa) de extrato de tomate, 2 colh (sopa) de salsa processada ½ xícara (chá) de azeitonas pretas processadas 2 tb de caldo de galinha, 1 xíc (chá) de água fervente, 1 xícara (chá) de iogurte natural. Sal, orégano, azeite e pimenta do reino a gosto, 3 abobrinhas grandes cortadas ao meio e retirar o miolo, 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Preparo; Em uma panela refogue a carne no óleo, e junte o extrato de tomate, a salsa, as azeitonas, o caldo de carne e a água fervente. Deixe apurar. Coloque numa fôrma retangular, as abobrinhas, e rechear com a carne. Reserve. No liqüidificador, misture o iogurte com o sal, orégano, azeite e a pimenta do reino, regue com o molho de iogurte. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido por 25 minutos.

Talharim com Lingüiça e Mussarela

1/2 xícara (chá) de azeite, 2 cebolas média picada, 1 colher (chá) de pimenta calabresa seca,300 g de linguiça calabresa sem pele, picadinha, 3 dentes de alho, picados, 500 g de tomates sem peles sem sementes, picados, 2 xícara (chá)de água, sal a gosto, 400 g de talharim, cozido al dente, manjericão a gosto, 300 g de mussarela picada,em uma panela, leve o azeite ao fogo e refogue a cebola com a pimenta seca.Junte linguiça e o alho e deixe dourar.Acrescente o tomate, a água e o sal. Tampe a caçarola e deixe cozinhar em fogo brando por,aproximadamente, 15 minutos. Enquanto isso cozinhe otalharim em água fervente e salgada com um fio de azeite. Escorra. Espalhe o molho sobre o talharim quente, polvilhe o manjericão e misture a mussarela.Sirva na hora.Pode ser usado queijo provolone.Tempo de cozimento: 15 min + ou-.

Biscoito de Castanhas

300 g de manteiga em temperatura ambiente, 3 gemas, 1 lata de leite condensado, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (café) e bicarbonato de sódio, 200 g de castanha de caju picada, 300 g de chocolate meio amargo derretido. Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Adicione as gemas e o leite condensado e continue batendo até obter um creme. Acrescente e misture delicadamente a farinha de trigo e o bicarbonato peneirados. Unte levemente com margarina uma assadeira grande. Com o auxílio de uma colher coloque pequenas porções da massa, deixando uma distância entre elas. Polvilhe a castanha de caju e leve ao forno brando durante 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar. Coloque o chocolate em um saco de confeitar e decore os biscoitos.
Dica: Para o biscoito ficar no ponto é importante assá-lo em temperatura baixa sem preaquecer o forno.

Sequilhos

1 lata de leite condensado, 2 ovos, 5 colheres (sopa) de manteiga, 1 pitada de sal, 1 colher de (sopa) de fermento em pó, 6 + 1/2 de xícaras (chá) de amido de milho. Raspas de casca de limão. Em um recipiente, misture o leite condensado, os ovos, a margarina, o sal e o fermento. Acrescente aos poucos o amido de milho, mexendo bem até obter uma massa homogênea, que dê ponto para enrolar. Deixe descansar por 20 minutos.
Modele os sequilhos, coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Mantenha distância entre os sequilhos, pois eles crescem muito. Achate-os levemente com um garfo e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos ou até dourarem.

Dica: Aproveite a outra metade do leite condensado para servir junto com os sequilhos. Quem quiser pode molhar o sequilho no leite condensado na hora de comer.

Salada de Batatas

800 g de batatas cozidas e cortadas em quatro, 3 ovos cozidos cortados em quatro, 3 tomates firmes cortados em quatro, 1/2 de xícara (chá) de azeitonas pretas, azeite e vinagre a gosto, sal e pimenta a gosto. Folhas de manjericão a gosto
Modo;Em uma saladeira, coloque a batata, o ovo, o tomate e a azeitona. Tempere com o azeite, o vinagre, o sal, a pimenta e salpique as folhas de manjericão.

Dobradinha

1 kg de bucho limpo cortado em tirinhas, 1/2 kg de feijão-branco, 1/2 kg de costelinha de porco salgada, 2 e 1/2 litros de água. Suco de 1 limão, 2 colheres (sopa) de óleo, 4 dentes de alho, 4 tomates sem pele e sem sementes, 1 cebola, 1 folha de louro, 300 g linguiça-calabresa,defumada. Sal, pimenta-do-reino e colorau a gosto
Modo;Coloque o feijão-branco de molho na água até o dia seguinte. Ponha a costela de molho na água e troque-a quatro vezes até o dia seguinte. Escorra e afervente-a com água fria. Escorra novamente e ponha em uma panela com os 2 e 1/2 litros de água. Cozinhe até começar a ficar macia. Reserve a água e a costela separadamente.Enquanto isso, deixe o bucho de molho em água fria com o suco do limão por duas horas. Escorra, lave-o e ponha em uma panela com água. Ferva por dois minutos. Escorra e reserve. Em uma panela de pressão, refogue no óleo o alho, os tomates e a cebola. Junte o bucho e tempere com o sal, a pimenta e o colorau. Refogue por três minutos. Junte a água reservada a costelinha e o louro.Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos. Abra a panela e junte o feijão escorrido, a linguiça em rodelas e a costela. Tampe novamente a panela e cozinhe por 20 minutos ou até que o feijão esteja macio e o caldo tenha engrossado. Se necessário, acrescente água quente.

Costelinha de Porco

1 k de costelinha suína, suco de 1 limão, 3 colheres (sopa) de óleo, 2 dentes de alho picados. Sal e pimenta a gosto, 2 xícaras (chá) de caldo de carne, 700g de mandioca cozida, 1 cebola cortada em pétalas, 2 tomates sem sementes cortado em 8 partes, salsa a gosto
Modo;Tempere as costelinhas com o suco de limão. Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure o alho. Coloque as costelinhas e frite-as até dourarem bem. Mexa de vez em quando para não grudar. Tempere com o sal, a pimenta e acrescente o caldo de carne. Cozinhe até a carne ficar macia. Adicione a mandioca, a cebola e o tomate e cozinhe por mais dez minutos, no fogo brando, com a panela tampada e sem mexer. Polvilhe a salsa e desligue o fogo.

Carne de Panela de Pressão

600 g de coxão mole limpo em bifes, 2 cebolas, 3 tomates, 3dentes de alho
2 colheres [spa] de azeite, 1 colher sobremesa de vinagre, 1 pitada de orégano
Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto. Corte as cebolas e os tomates em rodelas finas e reserve. Amasse o alho e junte o sal até formar uma pasta. Tempere a carne com o alho e polvilhe com a pimenta-do-reino. Em uma panela de pressão, ponha o azeite. Espalhe metade das rodelas de cebola e tomate e cubra com a carne. Faça uma nova camada de cebola e de tomate por cima da carne e regue com o vinagre. Polvilhe com o orégano, a salsinha e feche a panela. Leve ao fogo baixo e conte 10 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e deixe terminar a pressão. Abra a panela e veja se a carne está macia. Se ainda necessitar mais cozimento, adicione um pouco de água quente e leve ao fogo baixo destampada até apurar o molho que se formou. Sirva com arroz branco e batatas, brocolis e cenouras passadas na manteiga.

Frango com Cerveja

4 sobrecoxas de frango sem pele, 2 cebolas cortadas em fatias finas, 2 dentes de alho picados, 1 litro de cerveja preta, 2 colheres (sopa) de manteiga para dourar, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo;Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino. Ponha em um refratário e junte as rodelas de cebola e os dentes de alho picados. Cubra com a cerveja e leve à geladeira por, 24 horas.No dia seguinte, em uma panela, refogue os pedaços de frango escorridos na manteiga, até que fiquem dourados. Junte a cerveja, a cebola e o alho que ficaram no refratário e cozinhe até que o frango fique macio.

Arroz de Carreteiro

2 xícaras de chá de Arroz, sal à gosto, 300 g de charque picadinho, 200 g de linguiça fresca, 200 cebola picada, cebolinha e salsa picada, azeite. Deixar o charque de molho de véspera, e depois picar. Fatiar a linguiça e colocá-la na panela para fritar (caso você queira, pode tirar o excesso de gordura antes de acrescentar o charque). Acrescentar o azeite, o charque, refogar e depois colocar a cebola até dourar. Por o arroz já lavado e seco na panela, refogar, acrescentando água quente (umas 4 xícaras). Baixar o fogo, experimentar o sal e mexer de vez em quando. Antes de ficar pronto, por a cebolinha e salsinha.

Bolinhos de Bacalhau

500 g de bacalhau, 500 g de batata [rosa] 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 cebolas picadas, 4 dentes de alho picados, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 xícaras (chá) de farinha de rosca, 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1 lt de óleo de milho, sal e pimenta-do-reino a gosto. Se o bacalhau estiver salgado, coloque-o dentro de uma tigela com bastante água. Troque a água da tigela de 1 em 1 hora, durante 5 horas. Descasque as batatas, corte-as em pedaços médios e coloque numa panela com água. Leve ao fogo alto. Quando ferver, marque 20 minutos e depois desligue o fogo (as batatas devem ficar bem macias). Escorra a água e transfira as batatas para um prato grande. Deixe descansar por 5 minutos para o excesso de água evaporar. Retire o bacalhau da tigela e coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos e desligue o fogo. Transfira o bacalhau para um prato e deixe esfriar. Enquanto o bacalhau esfria, passa as batatas pelo processador, para formar um purê. Quando o bacalhau estiver frio desfie-o com as mãos. Leve uma panela ao fogo, junte o azeite e deixe aquecer. Em seguida, adicione a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos, mexendo sempre. Coloque o bacalhau desfiado na panela e misture muito bem. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e deixe esfriar. Misture muito bem o bacalhau com a batata e a farinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a salsinha. Coloque a farinha de rosca num prato grande. Com as mãos, faça bolinhas com a massa de bacalhau do tamanho que quiser. Empane as bolinhas com a farinha de rosca, cobrindo cada uma muito bem. Coloque o óleo numa panela grande e leve ao fogo para aquecer. Para saber quando o óleo está na temperatura certa, coloque um palito de fósforo dentro da panela. Assim que ele ascender, o óleo estará no ponto.
Com uma escumadeira, retire o palito de dentro da panela e coloque alguns bolinhos para fritar. Não encha demais a panela, pois os bolinhos podem grudar. Frite por etapas. Quando os bolinhos estiverem bem dourados, retire-os da panela cuidadosamente com a escumadeira e coloque-os sobre um prato forrado com papel-toalha. Sirva bem quente.

Pappardelle Verde de Manjericão

500g de farinha de trigo; 6 ovos; 1/2 xic de folhas de manjericão (bem apertada); 1 col de sobremesa de azeite de oliva; 1 col de cafezinho rasa de corante verde (comestível); 1 col de sopa de sal grosso; 150g de manteiga clarificada; 100g de amêndoas laminadas.
Modo;Bata no liquidificador os ovos e o manjericão e o corante . Bata bem. Misture com a farinha de trigo ,azeite de oliva e sove até a massa ficar bem lisa. Deixe descansar por uns 15 min.Depois abra a massa e a corte em tiras de uns 2 a 3 cm de largura Para cozinhar,coloque numa panela com bastante água e o sal. Deixe ferver por apenas 5 min. Numa frigideira coloque a manteiga e as amêndoas, deixe fritar até dourar. Coloque por cima da massa já servida numa travessa. Sirva imediatamente.

Strogonoff de Peito de Frango [microondas]

600 g de peito de frango, 4 tomates, 1 cubo de caldo de galinha, 2 cebolas raladas, 1 col. sopa de manteiga, 1 col. sopa de molho inglês, 2 col. sopa de catchup, 3 col. sopa de vinho branco, 2 col. sopa de suco de limão. 2 col. sopa de farinha de trigo, 1 vidro médio de champignom, 1 lata de creme de leite, Sal e pimenta a gosto
Preparo:Dourar a cebola com a manteiga por 1 minuto potência 100%.Bater os tomates sem as sementes no liquidificador e passar na peneira. Juntar o frango cortado em tirinhas à cebola refogada e os demais ingredientes (menos o creme de leite).Tampe e leve ao microondas por 15 minutos potência alta, mexendo duas vezes.Colocar o creme de leite e cozinhar por mais 3 minutos.

Bolo de Fubá

1 xícara de chá de fubá, 1 xícara de chá de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo,4 ovos
5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado,1 colher de chá de erva-doce,1 colher de sopa de fermento em pó
Preparo:Coloque o fubá em uma tigela despejando por cima o leite aquecido na potência máxima por 2 minutos. Mexer bem, adicionar a manteiga, o açúcar e os ovos um a um. Bater bem e colocar a farinha peneirada.Bater tudo. Acrescentar o queijo, a erva-doce e mexer.Coloque o fermento misturando levemente. Levar para assar em fôrma refratária de anel untada com margarina. Asse por 9 minutos na potência máxima.

Pão de Cenoura

Para a esponja:1/2 xícara de leite morno, 2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 colher de sp de açúcar.
Para o pão:2 ovos, 150 g de cenoura ralada fina. Sal a gosto, 8 colheres (sopa) de farinha de trigo, 8 colheres (sopa) de aveia em flocos, finos
Preparo da esponja:Misture todos s ingredientes e deixe descansar por 15 minutos ou até a mistura começar a fazer bolhas como uma esponja.
Preparo do pão:Faça um buraco no meio da massa da esponja e acrescente os ovos, a cenoura, o sal, a farinha e a aveia em flocos. Misture com as mãos e continue amassando por mais 10 minutos. A massa é um pouco úmida e gruda nas mãos. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha.Enrole pequenos pães ou em 2 fôrmas médias e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por 30 minutos ou até crescer e dourar.

Sopa de Feijão

2 ½ xícaras de chá de feijão carioquinha, 7 xícaras de chá de água,1 folha de louro
2 paios, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 10 colheres de sopa de bacon em cubos, 2 cebolas médias, 3 dentes de alho, 1/2 pimentões vermelho, 2 ½ colheres de chá de sal, 2 ½ colheres de chá de molho de pimenta, colocar 2 ½ xícaras de chá de feijão carioquinha de molho com 7 xícaras de chá de água por 4 horas.Na panela de pressão colocar o feijão com a água acrescentar 1 folha(s) de louro, retirar a pele de 2 paio(s) colocar inteiro, cozinhar por 35 minutos, após esse tempo desligar a panela e esperar esfriar com a panela tampada, cortar o paio em fatias finas e reservar, em uma panela, colocar 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 10 colheres de sopa de bacon em cubos até liberar a gordura do bacon, quando a gordura estiver bem quente, adicionar 2 cebolas médias, 3 dentes de alho picados, usar 1 ½ colher de sopa de 1/2 pimentões vermelhos picados, refogar bem e despejar na panela com feijão, temperar com 2 ½ colheres de chá de sal e 2 ½ colheres de chá de molho de pimenta, levar ao fogo novamente e ferver por 5 minutos, deixar amornar, retirar a folha de louro e bater no liquidificador, passar pela peneira e manter aquecido. colocar no fundo das canequinhas ou pratos algumas fatias de paio e despejar o caldinho quente, salpicar por cima cebolinha picada e bacon em tiras frito para enfeitar.Sirva com croutons.

Sopa de Capeletti

4 coxa e sobrecoxas. Temperar. 1 ½ colher(es) de chá de páprica picante. 1 folha(s) de louro. 2 limãoes, 2 cebolas médias, 1 pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça, cheiro-verde, 2 colher(es) de chá de sal, 2 talos de salsão
2 tablete(s) de caldo de galinha,12 xícaras de chá de água, 4 colheres de sopa de óleo de canola, 2 colheres de sopa de manteiga, 4 tomates médios,500 g de capeletti fresco, sal, 2 colheres de sopa de salsinha, ralar 2 cebola(s) média(s) e passar na peneira, em uma vasilha, colocar o frango, a cebola passada na peneira, em colheradas, a outra metade do limão espremido, 1 pimenta(s) vermelha(s)dedo-de-moça 1 de louro,cheiro-verde,, 2 colher(es) de chá de sal, 1 ½ colher(es) de chá de páprica picante e 2 talo(s) de salsão cortado(s) em pedaços, deixar descansar neste tempero por 1 hora, dissolver 2 tablete(s) de caldo de galinha em 12 xícaras de chá de água e reservar, em uma panela colocar 4 colher(es) de sopa de óleo de canola e 2 colheres de sopa de manteiga. quando esquentar, colocar os pedaços de frango com os temperos, e deixar refogar, acrescentar os tomates maduros sem pele e sem sementes. quando os tomates estiverem desfeitos, juntar um pouco do caldo de galinha reservado, deixar cozinhar por 1 hora aproximadamente, retirar o frango, desfiar os pedaços tirando bem os nervos e as peles. colocar este frango em uma panelinha pequena e cobrir com um pouco de caldo, na panela em que o frango foi cozido, colocar o restante do caldo de galinha reservado e os ossos. deixar levantar fervura. abaixar o fogo e cozinhar por 10 minutos. coar este caldo em uma peneira fina, voltar à panela e acrescentar o capeletti fresco e 2 colher(es) de chá de sal, deixar levantar fervura, cozinhar de 7 a 8 minutos aproximadamente. o capeletti deve ficar al dente, se você quiser servir esta sopa com os pedaços de frango, esta é a hora de colocá-los, colocar na sopeira, mexer bem, salpicar 2 colher(es) de sopa de salsinha picada e servir em seguida.

Baps Bread [pão Irlandês]

2 colheres de chá (7g) de fermento para pão seco, 1 colher de chá de açúcar
½ xíc ( 125ml) de água morna, ½ xíc ( 125ml) de leite morno,2 ¼ xíc ( 335g) de farinha, 1 pitada de sal, 40g de manteiga. Numa vasilha, misture o fermento, o açúcar, a água e o leite até o fermento desmanchar bem. Cubra com uma toalha e deixe num ambiente quentinho por uns 10-15 minutos.Numa outra vasilha peneire a farinha e o sal e acrescente a manteiga. Junte a mistura do fermento e com os dedos, misture bem até formar uma massa homogênea. Coloco numa superfície enfarinhada e amasse bem por uns 5-8 minutos até ficar uma massa lisa e elástica.Coloque a massa numa vasilha untada, cubra com uma toalha, coloque em ambiente quentinho e deixe crescer por 1 hora ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.Volte novamente com a massa para uma superfície enfarinhada e sove bem por alguns minutos até ficar bem lisinha. Divida em 6 partes iguais e sove cada parte em formato de bolas.Coloque as bolinhas numa forma para forno enfarinhada distante 5cm uma da outra. Polvilhe cada bolinha com farinha, cubra com uma toalha e deixe crescer por uns 10 minutos. Assar 15 minutos 180 graus, dependendo do forno.

Risotto de Camarão

200 g de vagens cortadas na diagonal, 200 g de abobrinhas cortadas em rodelas na diagonal,2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 cebola bem picadinha, 4 aspargos cortados no sentido diagonal, ¼ colher de chá de açafrão.200 g de arroz arbório, 2 dente de alho esmagado, 4 g de cogumelos frescos. Raspas e suco de 1 limão, 750ml de caldo de galinha, 300g de camarões limpos, cozidos e descascadosSal e pimenta. Salsinha e cebolinha. Coloque a vagem, o aspargo e a abobrinha numa panela para ferver com água salgada. Cozinhe por 1 ou 2 minutos. Escorra bem e coloque a panela dentro de um pirex com agua gelada para evitar que continue cozinhando. Aqueça o óleo numa panela anti-aderente, adicione a cebola e o açafrão. Refogue até a cebola ficar transparente e soft. Adicione o arroz, o alho, e os cogumelois e cozinhe, mexendo sempre por 1 ou 2 minutos. Tempere com sal e pimenta.Adicione as raspas do limão e 1/3 do caldo. Mexa até quase todo o liquido seja absorvido. Adicione mais 1/3 do caldo e repita novamente o processo. Adicione o restante do caldo, cozinhe por uns 10 minutos ou até que o arroz estiver cozido e a maioria do caldo absorvido. Adicione os camarões, os vegetais, 1 ou 2 colheres de suco de limão e a salsa ou cebolinha. Cozinhe por 3-4 minutos. Sirva e enfeite com cebolinhas ou salsinha picada.

Pão Integral de Linhaça

30g de fermento biológico, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1/2 colher (sopa) de sal, 250ml de água filtrada, 30ml de óleo, 2 ovos inteiros, 250g de farinha integral, 300g de farinha branca, 100g de linhaça. Desmanche o fermento no açúcar. Coloque a água, o óleo, os ovos e o sal. Misture tudo.Acrescente as farinhas aos poucos, junto com a linhaça. Amasse bem e deixe a massa descansar até dobrar de tamanho.Divida a massa em 2 partes e coloque cada uma delas em fôrmas de bolo inglês. Espere a massa crescer, até dobrar novamente de volume. Asse em forno pré-aquecido a 180 ºC, por cerca de 30 minutos.

Rocamboles [a base]

8 ovos, 8 colheres de farinha de trigo, não muito cheias, 8 colheres de açúcar. Bata bem as claras em neve, coloque as gemas, continue batendo, e coloque o açúcar aos poucos. Continue a bater e, por último, adicione a farinha e apenas, misture levemente, não bata. Leve para assar. Depois de assado, vire num pano úmido já borrifado, polvilhado com açucar. Obs: Esta massa não leva fermento
Massa básica; 5 ovos, 5 colheres de sopa de farinha de trigo, 5 colheres de sopa de açúcar,1 colher de chá de fermento em pó
Bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Acrescente as gemas, depois o açúcar e bata até formar bolhas. Junte a farinha e por último o fermento. Coloque em forma untada e polvilhada. Asse em forno quente. Desenforne depois de frio. Enrole com o recheio desejado.

Spaghetti com Berinjela

500 g de spaghetti, 1 berinjela fatiada, 2 dentes de alho moído, 1 pimentão vermelho ou amarelo picado, 1 cebola picada, 3 tomates sem pele e sem semente picados, 1 xícara de molho pronto
azeite, anchova ou alcaparra, 150 g parmesão ralado,pimenta-do-reino e sal
Tempere a berinjela e o pimentão com o sal, a pimenta, o alho e a cebola. Frite-os no azeite. Quando, estiverem macios, acrescente o tomate e a anchova,ou alcaparra. Reserve. Cozinhe o macarrão al dente.Junte o molho e sirva com o parmesão.

Espinafre ao Forno

500 g de espinafre, 4 ovos batidos, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de suco de limão, a gosto – sal e temperos ao gosto
Cozinhe o espinafre, escorra e pique miudinho.Adicione os ovos batidos, a farinha, o sal e o suco de limão.Misture, em um refratário untado, coloque a mistura e leve
ao forno por 20 minutos.

Torta de Legumes

1 e 1/2 xícara (chá) de leite, 3 ovos, 1/4 xícara (chá) de azeite, 100g de queijo ralado, 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de amido de milho,1 pimentão picado
1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio;legumes cozidos com sal, 1 cenoura, 2 batatas, 1 lt. ervilha 1/2 xícara (chá) de cebola picada, 2 tomate picados, 200g de presunto em cubinhos ou ralado, 1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha, azeitonas,
temperos a gosto
Em um recipiente coloque os legumes, cebola, tomates sem semente, salsinha, cebolinha, presunto ralado, sal, orégano, pimenta e azeite, Misture a cada ingrediente adicionado
Massa; No copo do liquidificador coloque leite, ovos, azeite e o queijo ralado
Bata, desligue Junte sal, amido de milho e a farinha, bata, desligue
acrescente o fermento em pó e bata novamente. Coloque parte da massa em assadeira untada e polvilhada Empregue o recheio e sobre ele o restante da massa
Leve ao forno pré-aquecido 180ºC por 15 a 20 minutos e 200ºC até dourar (cerca de mais 10 minutos)

Rosti de Brócolis

700 g de batata. Sal a gosto, 200 g de mussarela ralada, 3 xícaras (chá) de brócolis aferventados e picados. Sal e pimenta calabresa a gosto, 3 colheres (sopa) de azeite, 3 colheres de parmesão.
Descasque as batatas e cozinhe na água com sal, durante sete minutos depois da fervura. Escorra e deixe esfriar. Rale a batata na parte grossa. Em um recipiente misture a mussarela,parmesão, os brócolis e tempere com o sal e a pimenta. Reserve. Em uma frigideira grande antiaderente aqueça o azeite e ponha metade da batata. Por cima distribua o recheio. Feche com o restante da batata. No fogo médio deixe dourar por aproximadamente cinco minutos. Com o auxílio de uma espátula vire o rosti e deixe dourar por mais cinco minutos. Sirva quente.

Bolo de Milho [liquidificador]

4 ovos inteiros, 2 xícaras grandes de açúcar, 1/2 xícara de óleo, 1 xícara de leite, 1 xícara de fubá, 1 xícara de farinha, 1 colher(sopa) de fermento em pó. Untar forma de buraco com margarina e polvilhar açúcar cristal misturado com canela em pó e reservar. Bater todos ingredientes no liquificador e levar assar 45 minutos até dourar. Opcional:Pode-se jogar sobre a massa crua pedacinhos de goiabada passada na farinha de trigo para não afundar.

Quiche de Alho-poró

2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de aveia, 1 colher (café) de sal, 2 colher (sopa) de água (se necessário)Recheio; 3 talos de alho-poró cortados em fatias finas, 1 colher (sopa) de manteiga. Sal a gosto, 3 ovos ligeiramente batidos, 1/2 xícara (chá) de leite,1 xícara (chá) de requeijão
Massa; Peneire a farinha sobre uma superfície lisa até formar um monte. Faça um buraco no meio e ponha a manteiga, a aveia e o sal. Amasse com a ponta dos dedos e, se necessário, ponha a água para ajudar. Forme uma bola e enrole-a em filme, plástico. Leve à geladeira por 20 minutos.
Recheio; Em uma frigideira refogue o alho-poró na manteiga por três minutos. Tempere com sal e deixe esfriar. Ponha os outros ingredientes e o refogado em uma tigela. Misture delicadamente e reserve.
Montagem; Aqueça o forno a 180ºC. Com um rolo de macarrão estenda a massa até a espessura de 1/2 cm e forre uma forma baixa e redonda de 22 cm de diâmetro. Despeje o recheio sobre a massa. Asse até que o creme esteja dourado e consistente.

Gratinado de Galinha

4 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola picada, 1 pimentão verde picado, 2 tomates sem pele e sementes picados, 500g de peito de galinha cozido e desfiado. Sal e pimenta a gosto. Salsa picada a gosto, 5 ovos, 1/2 xícara (chá) de queijo ralado, 2 colheres (sopa) de amido de milho, 1 colher (chá) de fermento em pó
Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola, acrescente o pimentão e o tomate. Cozinhe até o pimentão ficar macio. Junte o peito, tempere com o sal, a pimenta e a salsa. Bata as claras em neve, continue batendo e acrescente as gemas uma a uma, o queijo, o amido de milho e misture o fermento. Unte com margarina e polvilhe com queijo ralado um refratário, coloque metade da massa, o peito e cubra com o restante da massa. Leve ao forno preaquecido a 200º até dourar. Sirva em seguida. Dica: Aproveite sobras de frango e de legumes.

Couve-flor Gratinada

1 couve-flor lavada e cortada em buquês, 3 colheres (sopa) de azeite, 1 garrafinha de leite de coco, 2 xícara (chá) de leite, 4 ovos, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 cebola picada. Sal e pimenta a gosto, 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado, salsa picada a gosto. Aqueça o azeite em uma grelha e grelhe os buquês de couve-flor. Coloque-os em um refratário untado. No liquidificador, bata o leite de coco, o leite, os ovos, a farinha de trigo. O sal e a pimenta. Reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga e doure a cebola. Junte a mistura do liquidificador, leve ao fogo brando e mexa sem parar até engrossar. Deixe esfriar e despeje sobre a couve-flor. Polvilhe a salsa e o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 200º até dourar.Dica: Se quiser substitua a couve-flor por brócolis.

Spaghetti Alho e Óleo com Abobrinha

500g spaghetti cozido al dente, 50g de manteiga, 1/4 de xícara (chá) de azeite extravirgem. 10 dentes de alho bem picados, 1 abobrinha cortada em tiras bem finas, 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas, Sal a pimenta a gosto. Em uma panela aqueça a manteiga e o azeite e doure o alho. Com uma escumadeira, retire o alho e reserve. Na mesma panela refogue a abobrinha e a azeitona por dois minutos. Tempere com o sal e a pimenta. Desligue o fogo e misture o alho reservado. Junte o spaghetti e envolva-o delicadamente. Sirva em seguida.
Dica: Sempre cozinhe a massa em bastante água com um fio de óleo para não grudar.

Pão de Fibras

720g de farinha de trigo, 360g de trigo integral fino, 100ml de óleo (soja ou milho)1L de água gelada, 25g de sal, 25g de semente de gergelim, 25g de semente de linhaça, 50g de semente de girassol, 50g de aveia grossa, 15g de gérmen de trigo
100g de centeio grosso, 50g de fibra de trigo fina, 150g de maçã ralada com casca
50g de fermento biológico fresco, 50g de castanha do Pará triturada, 50g de ameixas secas hidratadas e processadas. Colocar todos os ingredientes na batedeira exceto a água e o fermento; bater por 3 min para misturar bem. Em seguida, dissolver o fermento em 25% da quantidade de água; reserve. Acrescente aos poucos o restante da água à batedeira até que a massa fique mole; bater por mais dez minutos. Após este procedimento, acrescentar o fermento dissolvido, deixando bater por mais 6min. A massa deverá ficar mole, mas solta-se do batedor e não gruda nas mãos.Com a massa pronta, deixe crescer 30 minutos, separar 6 porções de 350g cada. Colocar na fôrma e deixar crescer até dobrar de volume. Levar para assar em forno pré-aquecido a 195ºC, durante 30min, ou até que esteja assado, dependendo do forno.

Torta de Frango

2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de maisena, 4 gemas, 1 pitada de sal, 1/3 xícara de água, 1 tablete de manteiga (200 g) 1 peito de frango desfiado e bem temperado a gosto. Queijo catupiry
Preparo:Junte em uma vasilha o trigo, maizena, 3 gemas, sal, água e manteiga.Amasse. Divida a massa em 2 partes. Abra a massa em todo o refratário (não precisa untar)Coloque o recheio e o queijo catupiry. Com o restante da massa cubra
Pincele com 1 gema, 1 colher (sopa) de margarina.Leve para assar.Forno 180 graus
Recheio;1 cebola, 3 tomates, 1 dente de alho, pimenta-do-reino, 2 tabletes de caldo de galinha, 1 maço de cheiro verde, 2 peitos de frango, 1 lata de palmito, 1 lata de ervilha, temperos a gosto, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo:Cozinhe os peitos de frango e desfie. Junte ao caldo (500 ml ) a cebola ralada, os tomates (maduros) picados, o alho amassado,o cheiro verde picadinho, o palmito picadinho (sem a água), a ervilha com a água, e os demais ingredientes, colocando por último a farinha de trigo para engrossar, mexendo sempre. Deixe bem cremoso, deixe esfriar bem

Torta de Maçã Alemã

500 gr de farinha, 300 gr de manteiga, 150 gr de açúcar, 2 gemas ,2 colher (sopa) de vinho tinto
Recheio;6 maçãs vermelhas ácidas (1kg), 1 colher (sopa) de vinho tinto, 100 gr de uva passa branca sem semente
Massa;Misture bem a manteiga com o açúcar, junte a gema e acrescente o vinho
Adicione a farinha e amasse até obter uma massa homogênea, mas gordurosa e pegajosa. Divida a massa em duas porções na proporção 2/3 e 1/3.Leve à geladeira, por ½ hora
Recheio; Descasque as maçãs e corte em fatias médias. Misture as maçãs, o vinho e a uva-passa. Cozinhe no vapor até amolecer. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável com os 2/3 da massa
Coloque o recheio;Com o restante da massa, faça rolinhos bem finos e monte uma grade sobre o recheio. Asse, em forno médio, até a massa estar dourada

Arroz Delícia

2 colheres (sopa) de azeite, 2 dentes de alho espremidos, 2 xícaras (chá) de arroz, 4 xícaras (chá) de água fervente, 1 cenoura média cortada em cubos pequenos
2 cubos de caldo de legumes, 1 lata de ervilha escorrida, 1 lata de milho no vapor
1 quilo de contra filé cortado em tiras finas, 1 embalagem de molho de tomate
meia xícara (chá) de uvas-passas brancas sem sementes, 1 xícara (chá) de batata palha,4 bananas da terra cortadas em tiras finas e fritas, 100 g de azeitonas verdes cortadas em rodelas, 50 g de queijo ralado. Em uma panela média, aqueça em fogo médio, 1 colher (sopa) do azeite e doure o alho. Junte o arroz e refogue por 1 minuto. Reserve. Dissolva os cubos de caldo de legumes na água e junte ao arroz. Acrescente a cenoura e cozinhe com a panela parcialmente tampada por 15 minutos ou até secar. Tampe a panela e reserve por 5 minutos. Junte ao arroz reservado a ervilha e o milho. Misture. Em uma panela média, aqueça o restante do azeite em fogo médio e doure a carne. Junte o molho de tomate e cozinhe em fogo médio por 10 minutos. Reserve. Em um refratário retangular grande, alterne em camadas o arroz, a batata palha, as uvas-passas, a banana frita, a carne e finalize com batata palha, as azeitonas e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno 200 graus por 15 minutos e sirva em seguida.

Pãezinhos de Maçã

Ingredientes:2 tabletes de fermento[30 g], 1 copo de água morna, 1 xícara de açúcar refinado, 1 colher (café) de sal, 3 colheres (sopa) de banha, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 ovos, 750 g de farinha de trigo
Recheio:3 colheres (sopa) de manteiga derretida, 2 maçãs descascadas e cortadas em fatias finas, 100 g de uvas passas sem sementes
Glacê; 2 copos de açúcar refinado, 4 colheres (sopa) de leite
Preparo:Dissolva o fermento na água morna com o açúcar refinado e o sal. Misture bem os outros ingrediente, acrescente a farinha aos poucos. Sove bem a massa e deixe descansar por uma hora. Abra a massa com um rolo na espessura de meio centímetro.
Unte toda a superfície da massa com as 3 colheres de manteiga derretida, cubra com as fatias de maçã e as uvas passas. Corte a massa com um cortador redondo ou com o rebordo de um copo e enrole os pãezinhos. Deixe crescer novamente durante uma hora.
Leve ao forno preaquecido. Logo que os pãezinhos estejam assados, ainda quente cubra com o glacê. Para o glacê dissolva em banho-maria o açúcar refinado e o leite.

Bolinhos de Batata

1 kg de batata [rosa], 100 g de parmesão ralado, 2 colher(es) (sopa) de manteiga , 4 gemas de ovo, farinha de trigo o suficiente para amassar e soltar das mãos, 150 g de farinha, óleo para fritar, sal, pimenta-do-reino preta, farinha de rosca para empanar. Cozinhe as batatas, com casca em bastante água. Descasque e passe, ainda quentes, pelo espremedor. Junte à massa de batata, duas gemas o queijo e a manteiga. Misture rapidamente e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sempre mexendo, adicione farinha de trigo, aos poucos, até obter massa bem ligada e de consistência que dê para enrolar. Tome pequenas porções da massa e, com as mãos ligeiramente enfarinhadas, enrole os bolinhos. Passe pela farinha de rosca, pelos ovos batidos inteiros e novamente, pela farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente. Sirva em seguida.

Quiche Lorraine

1 e ½ xícara de farinha de trigo,1 gema, ½ colher (de sopa) de sal, ½ colher (de sopa) de suco de limão, 100g de manteiga em temperatura ambiente
Recheio; 4 fatias de bacon picado e frito, 150 g de queijo mussarela ralado grosso, 6 ovos, 1 caixinha de creme de leite, Sal, Noz-moscada ralada, 100 g de queijo parmesão ralado
Modo;Em uma forma de 4 com 27cm de diâmetro, espalhe a massa no fundo e laterais da forma, leve ao forno, temperatura média, pré-aquecido para dourar levemente, cerca de 15 minutos. Recheio: Bata os ovos ligeiramente e acrescente o creme de leite, parmesão, mussarela, bacon, sal e nóz-moscada, acomode o recheio na massa, leve para assar novamente até dourar levemente, forno médio para dourar.

Arroz à Piamontese

500 g arroz arbóreo,100 g de manteiga, 100 g de queijo grana padano ralado na hora (queijo parmesão),100 ml de creme de leite fresco, 20 g de alho ( 2 dentes)50 g de cebola ou 1 cebola pequena, 200 g de cogumelo fresco em laminas,1 e ½ à 2 litros de caldo de frango,1 1/2 copo de vinho branco seco (300 ml)Pimenta do reino moída na hora
Preparo:Pique a cebola e fatie os cogumelos.Junte a manteiga, a cebola e o alho na frigideira e refogue até dourar.Coloque o arroz na panela, acrescente o vinho branco e deixe evaporar, acrescente os cogumelos.Regue o risoto com um pouco do caldo de frango fervente e misture constantemente, assim que o caldo for absorvido, acrescente outra concha, repetindo a operação até o arroz estar al dente.Acerte o sal e a pimenta do reino. Acrescente o creme de leite, o restante da manteiga e o grana padano ralado e misture bem para obter um risoto cremoso. Sirva em seguida

Fondue de Chocolate

400 g de Cobertura chocolate com leite picada, 1 lata de creme de leite, 5 colheres (sopa) de conhaque, frutas em calda (pêssego, pêra, abacaxi, cerejas, etc.) ou frescas (morango, uva, etc.)Coloque em uma panela esmaltada ou de cobre o Chocolate e o Creme de Leite e leve ao réchaud, regulando a chama o mais baixo possível. Mexa delicadamente até que o Chocolate derreta.Acrescente aos poucos o conhaque, misture tudo muito bem e mantenha a chama baixa. Disponha as frutas em vasilhas e coloque-as próximas ao rèchaud. Deixe que cada pessoa se sirva, espetando na ponta de um garfo de cabo longo um pedaço de fruta, mergulhando-o depois na fondue.
Dicas; Caso não disponha de rèchaud para preparar fondue, prepare-a em um recipiente refratário, colocado em banho-maria.
Microondas; Se desejar preparar a fondue em microondas, coloque o Creme de Leite em um recipiente refratário e leve ao microondas em potência alta por cerca de 1 minuto, mexendo na metade do tempo. Junte o Chocolate picado, misture bem e volte ao microondas em potência alta, por cerca de 30 segundos. Retire do microondas, junte o conhaque e mexa até ficar homogêneo.

Fondue de Banana

600 gr de queijo emmental,1 dente de alho, 330 ml de vinho branco, 4 colheres rasas de chá de maisena, 1 colher de chá de suco de limão, 2 colheres de chá de água, 1 copinho de licor de cerejas,pimenta-do-reino moída,noz-moscada ralada, se quiser
Para cada pessoa: 2 bananas e 2 colheres de sopa de sucrilhos.
Modo;Rale o queijo. Esfregue a parte interna da panela de fondue com dente de alho. Despeje o vinho na panela e deixe amornar. Em seguida, acrescente o queijo e mexa. Formar-se-á um bolota, até que o queijo comece a se dissolver. Deixe ferver, mexendo vigorosamente. Dissolva a maisena com suco de limão e a água e misture-a à massa de queijo, mexendo com uma colher de pau no sentido de um oito, para que o queijo não fique em ponto de fio. Quando a massa estiver cremosa, misture a ginjinha, tempere com a pimenta e a noz-moscada, se quiser. Corte as bananas em pedaços. Esmigalhe os sucrilhos e distribua-os em 4 tigelinhas individuais. Mergulhe 1 pedaço de banana por vez na massa de queijo quente e, em seguida, passe-o nos sucrilhos.
Sugestão: tempere os pedaços de banana com raspas da casca de limão.

Fondue de Camarão

500g de camarão, pimenta branca a gosto, suco de dois limões, 600 g de queijo tipo Gruyère, 1 copo de requeijão, 1 dente de alho ,1 e 1/4 xícara (chá) de vinho branco seco, 1 cálice de conhaque, pimenta a gosto, sal e azeite
Preparo- Coloque o camarão na água fervendo por 2 minutos. Retire, esfrie e tempere com sal, pimenta branca e o suco de um limão. Reserve.Esfregue o dente de alho descascado na parte interna do réchaud. Mantendo a chama do queimador sempre baixa ou no microondas pelo tempo de 3 minutos. Ralar os queijos e agregar o requeijão e o vinho derreter e homogenizar a mistura acrescentando o conhaque, até a mesmo atingir a temperatura ideal para iniciar a degustação. Faça, separado, o molho de limão, misturando o suco, o sal, a pimenta e o azeite. Passe o camarão com garfo no molho e, após, na fondue de queijo.

Coxinha de Frango

Massa; 1 xícara (chá) de água, 2 xícaras (chá) de leite, 2 tabletes de caldo de costela,1/2 xícara (chá) de batata cozida e espremida, 1 colher (sopa) de manteiga,2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo. Margarina para untar. Para Empanar; Farinha de rosca,2 ovos batidos,óleo para fritar
Recheio; 1 kg e 500 de peito de frango, 3 colheres de requeijão cremoso, 2 colheres de azeite, 1 cebola pequena, 2 dentes de alhos, temperos a gosto
Recheio; Em uma panela coloque o azeite, alho picado e a cebola e frite, Coloque o frango desfiado e os temperos de sua prefêrencia. Refogue por uns 5 minutos, retire do fogo, coloque o requeijão e misture. Espere esfriar para fazer as coxinha,A coxinha; Em uma panela grande, coloque a água, o leite, o tablete de caldo, a batata e a manteiga e deixe ferver. Acrescente a farinha de trigo de uma só vez, mexendo até soltar do fundo da panela. Coloque sobre uma superfície lisa, untada, sove bem e deixe esfriar. Abra a massa com as mãos, coloque uma azeitona no centro e o recheio, feche dando formato de coxinha. Passe pelo ovo batido, pela farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva

Lasanha de Espinafre e Requeijão

Massa; 1 colher e meia (sopa) de sal, meia colher (sopa) de óleo, 500 g de massa para lasanha,
2 e 1/2 litro de água.
Recheio; 1 maço de espinafre limpo, 2 copos de requeijão cremoso, 2 medida(do copo) de leite, 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 cebola picada, 4 colheres(sopa) de farinha de trigo, 2 tablete de caldo de galinha, 350 g de mussarela fatiada, 8 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Coloque em uma panela grande, dois litros e meio de água, o sal, o óleo e leve ao fogo para ferver. Assim que levantar fervura, cozinhe as folhas de lasanha. Retire-as da água e reserve-as separadamente. Coloque o espinafre para cozinhar em uma panela grande com água fervente. Retire do fogo, escorra a água, esprema o espinafre e reserve-o. Bata no liqüidificador, o espinafre, o Requeijão e o leite até obter um creme homogêneo. Reserve. Derreta a manteiga e refogue a cebola, junte a farinha de trigo e deixe-a até dourar. Adicione, aos poucos e mexendo sempre, o creme de espinafre. Junte o tablete de Caldo, e mexa até que tenha dissolvido e o creme engrossado. Retire do fogo e reserve. Coloque no fundo de um recipiente refratário, um pouco do creme de espinafre, uma camada de massa de lasanha, uma camada de creme de espinafre, uma de mussarela, uma de massa e assim sucessivamente terminando com a mussarela. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno médio alto pré-aquecido (200°C) por cerca de 30 minutos ou até que esteja gratinado.
Dicas; Querendo, substitua metade da mussarela por queijo roquefort esfarelado. É uma lasanha
tamanho família, pode fazer metade, é ótima.

Como fazer no; Microondas;
Coloque o espinafre em um recipiente refratário com água e leve ao microondas em potência alta por cerca de 10 minutos, mexendo na metade do tempo. Deixe cerca de 2 minutos em tempo de espera. Escorra a água do espinafre, esprema-o e reserve. Bata no liqüidificador o Requeijão, o leite, e o espinafre cozido até obter um creme homogêneo e reserve. Coloque em um recipiente refratário a manteiga e a cebola e leve ao microondas em potência alta por cerca de 2 minutos. Junte a farinha de trigo, misture e adicione o creme de espinafre. Mexa novamente e leve ao microondas em potência alta por cerca de 8 minutos, mexendo a cada 2 minutos. Retire do microondas e reserve. Monte a lasanha em um recipiente refratário, colocando um pouco de creme no fundo do recipiente, uma camada de massa pré-cozida, uma de creme, uma de mussarela e assim sucessivamente terminando com a mussarela. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao microondas em potência alta por aproximadamente 20 minutos. Deixe cerca de 2 minutos em tempo de espera e sirva.