Boeuf Bourguignone (por Antonio)

500 g de coxão mole cortado em pedaços de 3x2x2 cm, p/ marinada; ½ garrafa de vinho tinto seco, 1 ramo de tomilho, 1 ramo de alecrim, 2 folhas de louro, 1 ramo de salsinha, 1 cebola grande picada, 3 dentes de alho cortados pelo ½, ½ cenoura cortada, 6 grãos de pimenta do reino branca, 1 xicara de café de aguardente (pode ser até cachaça). p/ o bouquet garni, 2 folhas de alho poro aberto em barca p/ fazer o envelope, 1 ramo de salsinha, 1 talo de cebolinha (parte verde), 1 ramo de tomilho, 1 ramo de alecrim, 3 folhas de salvia, 1 folha de louro, p/ o roux: 2 colher de sopa de mateiga, 2 colher de sopa de farinha de trigo, 4 colher de sopa de polpa de tomate ( que prefiro por não ter sal ou 1 de extrato), complementos: 100 g de bacon cortado em 2x1x½ cm, ½ Kg de cebolas das pequenas limpas, 150 g de champignon fresco cortado em fatias não muito finas
Preparo: Coloque numa vasilha a carne e todos os itens da marinada de véspera.
No dia seguinte retire os pedaços de carne, enxugue-os em papel toalha, coloque uma colher de sopa de óleo em uma panela que caiba todo preparo, de preferência bem grossa e doure a carne de todos os lados.Enquanto enxuga e doura a carne ponha o conteúdo da marinada p/ cozinhar o tempo da cenoura amolecer. Retire tudo que é folha e bata o resto no liquidificador.Na panela que dourou a carne adicione o liquido da marinada batida e a polpa de tomate.Ao tempo prepare o roux que nada mais é que acrescentar a farinha a manteiga derretida deixando no fogo o tempo de tornar uma massa e perder o gosto de farinha crua. Acrescente na panela c/ a carne e o caldo e mexa bem, p/ não empelotar as vezes é mais fácil tirar uma concha do caldo p/ a panela que fez o roux e mexer bem ai mesmo, de forma que qdo for se juntar esteja quase liquido.O bouquet garni vc prepara fazendo um corte circular no alho poro e um longitudinal de forma a ter 2 folhas de coisa de 20 cm que vão compor o envelope. Abra-as e coloque as outras ervas de forma que consiga dobrar o alho poro envelopando-as, amarre com tirinhas do próprio alho poro e coloque na panela c/ o resto.Panela tapada cozinhe em fogo BEM baixo por umas 2 horas. De tempos em tempos de uma mexida e adicione um pouco de água quente mantendo a liquidez que deseja.Quando achar que o envelope do bouquet garni vai se desfazer (coisa de 1 hora) retire-o.Os complementos, numa frigideira coloque o bacon p/ fritar em fogo baixo até ficar bem crocante retire-o e reserve. Na gordura do bacon coloque as cebolinhas e salteie até que sinta-a caramelada por fora, retire e reserve. Na mesma frigideira salteie os champignons.Passadas as 2 horas ou até a carne estar macia, adicione os complementos e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ½ hora.Verifique o sal e esta pronto.Faça um purê de batatas simples e sirva sob o boeuf.

Massa de Pizza e Recheios

1 kg de farinha especial
375 ml de água (igual a 3 xícaras)
125 ml de leite
25g de fermento para pão fresco[biológico ]
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
2 colheres de sopa de azeite
Esta receita da 6 discos de 30 cm
Misture em uma tigela, 375 ml de agua, 125 ml de leite, 25 g de fermento, 1/2 colher de sopa de azeite, uma pitada de sal e açúcar. Acrescente a de farinha, sove muito bem até virar uma massa que solte das mãos. Divida em seis partes e deixe descansar por 20 minutos. Abra os discos e asse no forno por 15 minutos. Depois é só acrescentar o recheio e levar ao forno bem quente, por mais 10 minutos.Todas regadas com azeite extra virgem.
Uma variedade de recheios; a média de mussarela em cada pizza é de 250 g. e 3 colheres de molho.

Recheio;500 g de camarão limpo, 3 tomates sem pele, 1 cebola em fatias, 1/2 caixinha de extrato de tomates,azeite sal, refogar 5 minutos tudo junto cobrir a massa, 250 g de mussarela, orégano.

Recheios presunto;
3 colheres (sopa) de molho de tomate, 250 g de mussarela ralada grossa
250 g de presunto sem capa de gordura ralado, 1 unidade(s) de tomate fatiado
5 colheres (sopa) de queijo ralado parmesão na hora,1 colher (chá) de orégano
6 azeitonas verdes para decorar

Recheios Aliche: Molho de tomates, coberto mussarela, aliche importado de , parmesão ralado, anéis de cebola, tomates em rodelas, azeitonas pretas e orégano.

Recheios Alho: Molho de tomates, 250 g com mussarela, flocos dourados de alho frito, azeitonas pretas e orégano.

Atum: Molho de tomates, mussarela, postas de atum sólido, tomate em rodelas, anéis de cebola, azeitonas pretas e orégano.

Bacon: Molho de tomates, mussarela, bacon frito em pedacinhos, requeijão tipo catupiry, azeitonas pretas e orégano.

Lombinho: Molho de tomates, mussarela, lombinho canadense em fatias, anéis de cebola, parmesão ralado, tomatinhos cereja, azeitonas pretas e orégano.

Portuguesa: Molho de tomates, mussarela, presunto gordo em cubinhos, ovos cozidos, anéis de cebola, pimentão, mais azeitonas pretas e orégano.

Portuguesa especial: Molho de tomates, presunto gordo em cubinhos, ovos cozidos, palmito, ervilhas frescas e anéis de cebola, tudo coberto com 250 gr mussarela, mais azeitonas pretas e orégano.

Presunto: Molho de tomates, presunto gordo fatiado, cobertura de mussarela, azeitonas pretas e orégano

Molho de tomates, presunto gordo em cubinhos, requeijão tipo catupiry, cobertura de mussarela, azeitonas pretas e orégano.

Bacon:Molho de tomates,lombinho canadense, ervilhas frescas refogada, bacon frito crocantes, generosa camada de requeijão tipo catupiry, alho dourado, decorada com tomatinhos cereja, azeitonas pretas e orégano.

Provolone: Molho de tomates, queijo provolone ralado, rodelas de tomate, azeitonas pretas e orégano.

Rúcula:Molho de tomates, mussarela e forno. depois de assada acrescentamos os ingredientes frios: folhas de rúcula em tiras largas, tomates secos, mussarela de búfala, queijo parmesão, azeitonas pretas e orégano.

Calabresa : Molho de tomates, mussarela, calabresa cortada em fatias, anéis de cebola, azeitonas pretas e orégano.

Peru :Molho de tomates, mussarela, peito de peru cortado em tirinhas, generosa camada de requeijão tipo catupiry, azeitonas pretas e orégano.

Catupiry :Molho de tomates, fina camada de mussarela, requeijão tipo catupiry, azeitonas pretas e orégano.

Champignon: Molho de tomates, mussarela, champignon temperados com ervas finas, azeitonas pretas e orégano.

Cinco queijos: Molho de tomates, mussarela, provolone, parmesão, gorgonzola e requeijão tipo catupiry. Leva ainda azeitonas pretas e orégano.

Escarola: molho de tomates,mussarela, escarola refogada, atum sólido, anéis de cebola, parmesão ralado, azeitonas pretas e orégano.

Francesa: vegetariana com molho de tomates, mussarela, cubinhos de palmito, ervilhas frescas, anéis de cebola e azeitonas pretas.

Frango: Molho de tomates, peito de frango desfiado temperado com ervas finas, coberto com mussarela mais azeitonas pretas e orégano.

Frango especial: Molho de tomates, mussarela, peito de frango desfiado e temperado com ervas finas, milho verde, generosa camada de requeijão tipo catupiry, azeitonas pretas e orégano.

Pizza com tudo: molho de tomates, calabresa em fatias, lombinho canadense, milho verde, champignon, requeijão tipo catupiry, folhas de manjericão, mussarela, tomate em rodelas, azeitonas pretas e orégano.

Sardinha : molho de tomates, mussarela, filés de sardinha sem pele e sem espinha, anéis de cebola, parmesão ralado, azeitonas pretas e orégano.

Pimentão: Molho de tomates coberto com mussarela, tomates em rodelas, quadradinhos coloridos de pimentão, anéis de cebola, champignon temperados com ervas finas, azeitonas pretas e orégano.

Lombinho: Molho de tomates, mussarela, lombinho canadense coberto com requeijão tipo catupiry, anéis de cebola, azeitonas pretas e orégano.

Milho: Molho de tomates, milho verde, mussarela, azeitonas pretas e orégano

Milho especial: Molho de tomates, milho verde, coberta com mussarela, requeijão tipo catupiry, azeitonas pretas e orégano.

Palmito : Molho de tomates, mussarela, palmito em cubinhos, anéis de cebola, azeitonas pretas e orégano.

Picanha defumada: Sobre a massa assada com molho de tomates e fina camada de mussarela, colocamos os recheios frios: folhas de rúcula, lâminas de picanha defumada, tomates secos, parmesão ralado, azeitonas pretas e orégano.

Recheio abobrinhas;
3 colh molho de tomate, 2 abobrinha em rodelas finas, 250 gr de mussarela, 3 tomate sem pele, 250 gr presunto magro em cubos pequenos, orégano, espalhe o molho de tomate sobre a massa,depois coloque as rodelas de abobrinhas.
Em cima das abobrinhas coloque o queijo,depois os tomates já misturados com o presunto.orégano.Leve ao forno quente

Recheio brócolis
200 gr de cream cheese light, 2 xícaras de brócolis cozido, 150 g de champignon fresco fatiado, 2 tomate fatiado, 150 gr de mussarela em cubos pequenos, orégano

Recheio de salmão
3 clh molho, 250 g  de salmão defumado em pedaços pequenos,250 g de mussarela de búfala em pedaços pequenos, 1/2 xícara(s) (chá) de tomate seco,azeite.orégano

Recheio de Atum
200 gramas de mussarela, 3 tomates fatiado,1 cebola fatiada,1/2 xícara de azeitonas pretas, 1 lata de ervilha, 1 lata de atum
Pique a mussarela e os tomates. Corte a cebola em rodelas. Misture os demais ingredientes, tempere com sal e azeite ao gosto .

Marguerita:
300g de mussarela fatiada, 1/2 xícara (chá) de molho de tomate, 6 rodelas de tomate
20 folhinhas de manjericão,6 colheres (sopa) cheias de parmesão ralado

Banana:
6 bananas em rodelas, 1 lata de leite condensado, Canela e açúcar a gosto,Quando a pizza estiver assada, retire do forno e regue com o leite condensado. Sirva em seguida.

Banana especial;
leite condensado cozido 30 minutos em panela de pressão, bananas fritas em fatias, mussarela, doce de leite condensado, bananas e mussarela, forno.

Calabresa:
1/2 xícara (chá) de molho de tomates (250g de mussarela ralada, 300g de linguiça calabresa cortada em rodelas finas,1 cebola cortada em rodelas,azeite e orégano

Berinjela;
1/2 Xícara de[ chá] molho de tomate, 300 g queijo mussarela ralada
1 berinjela crua, 4 Acelga - Picada, 4 Colheres de sopa requeijão cremoso
2 Colheres de sopa queijo catupiry, 1 Colher de sopa leite,1 Colher de chá orégano

Batatas e Cebolas ao Forno

400g cebolas brancas,4 tomates maduros, 1 pimentão vermelho, 500g de batatas, 2 dentes de alho,1 punhado de manjericão, 6 colheres de sopa de azeite extra-virgem, sal e pimenta do reino. Coloque os tomates em uma panela com água fervente, tirar a pele e as sementes e corte em cubos grandes.Em uma frigideira e refogue o pimentão vermelho picado, 1 dente de alho, um pouco de sal e pimenta.Corte as cebolas em rodelas não muito finas e junte ao pimentão refogar em fogo baixo por 4 minutos mexendo.Corte ao meio 1 dente de alho e esfregue em todo refratario e adicione as batatas descascadas e cortadas em pedaços.Cubra com o tomate e seu suco, cobrir com uma folha de papel alumínio. forno pré-aquecido a 180 ° C por 45 minutos.Colocar o restante do manjericão  picado bem fininho[pode por outro tempero se não tiver manjericão] sirva quente.

Lasanha ao Molho de Batatas

Molho de Tomate:300 g peito frango desfiado,5 colheres (sopa) de azeite,1 cebola, picada,3 dentes de alho, picados,12 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados,750ml de polpa de tomate, sal e orégano a gosto
Molho de Batata:2 colheres (sopa) de margarina, 1 cebola média, picada,1 kg de batata, picada, 2 tabletes de caldo de legumes,1 xícara (chá) de leite,1 xícara (chá) de queijo parmesão, sal
Para a montagem:500g de lasanha festonada direto ao forno, 400g de mussarela, em fatias, queijo parmesão, ralado
Modo de Preparo:Comece preparando o molho de tomate. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho,junte o peito, acrescente os tomates, a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano e reserve.
Prepare o molho de batata. Numa panela de pressão, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte a batata, os tabletes de caldo de legumes, 1 ½ litro de água e deixe cozinhar até a batata ficar bem macia. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador junto com o leite e o queijo parmesão até obter um molho leve. Acerte o sal, se necessário e reserve.Monte a lasanha festonada num refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o molho de batata em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela em 2. Alterne as camadas de molhos, massa,  e fatias de mussarela da seguinte forma: molho de batata, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, tiras de lasanha, molho de batata, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate,  tiras de lasanha, molho de batata, molho de tomate e finalmente queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.
Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno. Fiz do meu jeito, retirando alguns ingredientes que achei desnecessário,e ficou muito bom.

Penne com Mozzarela

400g de penne grano duro, 200g de tomate cereja[ou outro]200g de muzzarela de búfala em pedacinhos,1 maço de manjericão fresco, sal e pimenta.
Corte os tomates e as muzzarelas de búfala, misture com as folhas de manjericão cortadas bem grossas e reserve. Cozinhe o penne al dente, escorra e deixe esfriar. Misture o tomate e as muzzarelas ao penne e regue com azeite de oliva em abundância. Leve à geladeira por 5 minutos e sirva.

Creme de Mandioquinha

300g de alho poró, 500g de mandioquinha (batata salsa ou baroa, 1 lt de água, 2 tabletes de caldo de galinha, 50g de manteiga fresca. Cebolinha verde a gosto. Pimenta-do-reino a gosto.Junte todos os ingredientes no liquidificador e deixe em consistência de purê, após isso coloque no fogo até ferver. Quando começar a esquentar coloque a manteiga.Dica: reserve um pouco de alho poro para decorar.

Spaghettti com Queijo e Pimenta

500 gr. Spaghetti, 100 gr de queijo pecorino ralado. Pimenta preta. Sal.Você pode usar secas (espaguete) ou massas fresca com ovos.Levar a água para ferver e adicione sal. Cozinhe o Spaghetti até que fique"al dente".Coloque o queijo ralado na hora, em uma tigela grande. Escorra a massa mantendo um pouco da água e despeje imediatamente na tigela. Mexa para derreter o queijo e moer a pimenta preta em cima. Sirva imediatamente.

Carne e Legumes com Polenta

3 xícaras de água,3 / 4 de xícara de farinha de milho,1 / 2 colher de chá de sal,1 1 / 2 colher [sopa] de azeite,1 abobrinha grande cortada, 100 g de cogumelos fatiados, 500 g de carne cortada em cubos pequenos  magra e temperada ao gosto, 1 / 2 xícara de vinho branco seco, 1 galinho de alegrim fresco picado (ou 1 / 2 colher seco) de alecrim, 1 alho picados, 2 xíc de molho, 1 / 2 xícara de parmesão ralado. Misture a água fubá e sal em um microondas tigela alta. Cubra com filme plástico e leve ao microondas em potencia alta, mexendo duas vezes, até engrossar (cerca de 10 minutos).Enquanto isso, aquecer o azeite, em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Abobrinha e cogumelos refogue 5 minutos, mexendo sempre, até ficar macio. Transfira para uma tigela de servir. Adicione a carne de panela, cozinhar mexendo com uma colher de pau até dourar, cerca de 5 minutos. Mexer e junte o vinho, alecrim e alho, cozinhar 4 minutos.Adicionar abobrinha e a mistura de cogumelos refogue. Ralar o parmesão. Coloque nos pratos a polenta nos pratos e cubra com o molho e o refogado.

Ossobuco

4 ossobucos da perna traseira,farinha de trigo, 50g de manteiga,1 cebola pequena,caldo de carne,1/2 dente de alho,1/2 molho de salsa,2 folhas de louro, 1/2 taça de vinho branco,ervas de provence,50ml de azeite de oliva,sal e pimenta-do-reino. Em uma panela larga, sele os ossobucos ligeiramente enfarinhados em ambos os lados no azeite de oliva, tendo cuidado para que se mantenham inteiros. Reserve.Coloque a metade de água em uma panela de pressão, o vinho branco, o alho, o louro, uma pitada de ervas de provence e os grãos de pimenta e cozinhe os ossos por 35min ou até ficarem macios.Reserve o caldo.Na panela em que foram selados os ossobucos, sem lavar, acrescente a manteiga e refogue a cebola picada.Junte os ossos e, aos poucos, vá juntando o caldo da carne reservado.Acrescente sal a gosto.Deixe refogar por mais alguns minutos ou até o caldo reduzir.Sirva regado com o molho.

Bolo de Coco

5 ovos,2 xícaras de açúcar, 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo,1 colher (sopa) de fermento em pó,1 xícara de suco de laranja
Para molhar o bolo:1 vidro pequeno de leite de coco,1 lata de leite condensado
100g de coco queimado
Bata as claras em neve. Reserve.Bata as gemas com o açúcar até formar um creme claro.Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó.Aos poucos, adicione o suco de laranja, batendo bem.Junte as claras em neve e misture delicadamente.Asse em fôrma quadrada untada e enfarinhada por cerca de 15min.Deixe esfriar e corte em pedaços de 5cm x 5cm.Passe os pedaços na mistura de leite condensado com leite de coco, deixando o bolo bem molhadinho.Passe no coco queimado.

Pão Delicia [Liquidificador]

1 colher (sobremesa) de sal, 1 lata de leite condensado, a mesma medida da lata de água morna, na mesma lata - ½ lata de óleo, 2 tabletes de fermento fleischmann fresco[ou outro], 1 quilo de farinha de trigo, 5 ovos. Colocar todos os ingredientes no liquidificador (menos o trigo), depois de bem batido colocar numa vasilha e acrescentar o trigo, caso precisar colocar mais farinha. Enrolar pequenas bolas, esperar crescer e pincelar com 1 gema e 2 colheres de leite, assar por 20 a 25 minutos.

Berinjela com Parmesão

2 berinjelas grandes, 3 ovos, 1 dente de alho amassado, 100 g de amido de milho, sal a gosto, 200 g de queijo parmesão ralado em ralo fino. Corte as berinjelas com casca em rodelas de pouco mais de 1 cm e pulverize-as muito levemente com sal. Deixe juntar água e com toalha de papel esprema-as, cuidadosamente, para retirar o líquido que se formou, sem amassá-las demais. Reserve-as. Passe o ovo por uma peneira e misture-o ao alho amassado. Reserve. Pouco antes de servir, aqueça numa frigideira antiaderente, sem óleo.Passe cada rodela de berinjela pelo amido de milho, revestindo-a dos dois lados, sem excesso. Mergulhe-as na mistura de ovo com alho e finalmente salpique-as de queijo parmesão ralado. Grelhe as berinjelas em frigideira, por aproximadamente 4 minutos, virando-as de lado cuidadosamente. Coloque-as em papel absorvente, arrume-as numa travessa e sirva em seguida.

Polpettone com Mussarela

1 kg de patinho moído, 40 g de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 cebola ralada, ½ maço de salsinha picada, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, orégano a gosto, 200 g de mossarella fatiada, 3 tomates, 1 raminho de folhas de manjericão. Numa tigela, misture a carne moída, a farinha de trigo, o azeite, a cebola, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino. Com essa mistura, forme um retângulo de espessura de cerca de 1cm e com a ajuda de um aro de 7cm de diâmetro corte os “polpettones”. Procure deixá-los bem fofos, sem apertar a carne. Numa frigideira untada de óleo, grelhe os “polpettones” (dos dois lados) e arrume-os num prato refratário, lado a lado, em uma só camada. Lave os tomates, corte-os em fatias finas e coloque uma fatia sobre cada “polpettone”. Salpique com sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto. Com o mesmo aro que cortou os “polpettones”, corte em rodelas as fatias de mossarella e disponha-as sobre as fatias de tomate. Leve o refratário ao forno pré-aquecido a 200° C, para derreter a mossarella.Ao retirar do forno arrume folhinhas de manjericão sobre cada “polpettone” no centro da mossarella e sirva em seguida.

Spaghetti com Rúcula

500g de Spaghetti, 4 dentes de alho picado, 50 ml de azeite de oliva, 1 maço de rúcula, ½ maço de salsinha picada, 1 pimenta dedo-de-moça sal e pimenta-do-reino a gosto,200 g de mozzarella de búfala.Separe as folhas de rúcula, lave-as e seque-as e passe no liquidificador com o azeite. Reserve-as. Lave a pimenta. Retire parte da sementes e corte em rodelas bem finas, reserve-as. Numa panela grande, ferva bastante água com sal a gosto.Cozinhe o Spaghetti “al dente”. Em outra panela, esquente 1 colher de azeite, junte o alho e frite-o até dourar levemente. Adicione a pimenta-dedo-de-moça e refogue-a por 1 minuto. Adicione o  Spaghetti  já cozido e misture, a rúcula. Junte a mozzarella, parte da salsinha. Sacuda a panela misturando tudo e retire logo do fogo. Arrume  numa travessa, polvilhe o restante da salsinha por cima e sirva a seguir.

Creme de Abacaxi

 1 abacaxi pérola, 1 ½ litro de água, 130 g de açúcar, 6 colheres (sopa) de amido de milho, 1 lata de leite condensado. Lave muito bem o abacaxi, remova a coroa e descasque-o. Reserve a casca e pique-o inteiro, grosseiramente. Numa panela grande, leve ao fogo a água, junte o abacaxi picado, as cascas, e o açúcar. Misture e deixe ferver, em fogo baixo, por cerca de 1 hora e 20 minutos (ou até que as cascas e o abacaxi estejam bem cozidos). Retire o conteúdo da panela e bata no liquidificador, até obter uma mistura homogênea. Passe tudo por peneira grossa, até retirar todo o caldo e só restar o “bagaço” na peneira. Descarte o bagaço. Separe numa tigela um pouco do caldo de abacaxi obtido e nele misture o amido de milho, dissolvendo-o bem. Retorne tudo a uma panela, sempre mexendo em fogo médio, até obter a consistência de um creme. Desligue o fogo e derrame o creme numa taça grande ou em várias pequenas. Leve à geladeira. Quando esfriar, distribua por toda a superfície do creme o leite condensado. Retorne à geladeira e sirva o doce bem gelado.

Batatas com Alegrim

1kg de batatas, 1 cebola grande, 3 raminhos de alecrim fresco, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 6 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de caldo de limão, 1 colher (sopa) de salsinha picada para enfeitar no final. Pré-aqueça o forno a cerca de 120°C. Lave as batatas com casca e enxugue-as. Corte-as ao meio no sentido da largura, depois em fatias médias (1/2 cm) no sentido do comprimento. Reserve. Descasque e pique a cebola em rodelas finas. Arrume as fatias de batata e as rodelas de cebola num prato refratário. Lave e seque os raminhos de alecrim, desfolhe-os e reserve. Numa tigela, misture o caldo de limão, o azeite, o sal, a pimenta-do-reino moída e as folhas de alecrim. Regue as batatas e a cebola com esse tempero, de forma que tudo fique bem temperado. Leve o refratário ao forno por 40 a 45 minutos ou até quando as cebolas e as batatas estiverem assadas e douradas. Retire do forno e salpique a salsa.

Creme de Abóbora

1 K de abóbora sem casca em cubos, 2 cubos de caldo de galinha, água suficiente para cozinhar a abóbora, 300 g de creme de leite, 1 colher (sopa) de margarina, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, sal a gosto, 12 g de gelatina incolor sem sabor, pimenta-do-reino a gosto. Faça um molho branco com a margarina, a farinha de trigo e o leite. Reserve.Cozinhe a abóbora no caldo de galinha. Retire a abóbora do caldo, bata no liquidificador com o creme de leite, o molho branco, o sal e a pimenta-do-reino.Dissolva a gelatina e acrescente ao creme do liquidificador. Coloque em uma travessa e deixe gelar por 4 horas.

Purê de Inhame.

1 kg de inhame, 1 ½ litro de leite, 200 g de margarina. Descasque o inhame. Cozinhe no leite até ficar macio. Passe pela peneira formando um purê. Leve para uma panela e acrescente a margarina, misture bem e tempere com sal e pimenta.

Salada de Grãos

1 cubo de caldo de galinha, ½ xícara (chá) de cevadinha, ½ xícara (chá) de grão de bico, ½ xícara (chá) de soja, ½ xícara (chá) de arroz integral,1 maçã verde, 1 cenoura média, canela em pó a gosto, suco de 1 limão, 60 ml de óleo composto, sal a gosto pimenta-do-reino a gosto, salsinha a gosto. Cozinhe os grãos separadamente no caldo de galinha até ficar al dente. Deixe esfriar e reserve. Corte a maçã verde em cubos pequenos e deixe de molho em água fria e suco de limão. Retire a casca da cenoura, rale e reserve. Em uma tigela, misture os grãos com a maçã e a cenoura. Tempere com canela, sal, suco de limão, pimenta-do-reino e óleo de oliva. Decore com salsinha picada.

Arroz com Legumes

400 g de arroz cozido, 2 berinjelas grandes, 3 abobrinhas, 1 pimentão vermelho, 2 xíc de peito de galinha em cubos refogados.1 pimentão verde, 1 cebola pequena, 3 tomates, 1 dente de alho picado,100 g de margarina, queijo parmesão. Retire as cascas da abobrinha e da berinjela, mantendo dois centímetros da polpa. Corte em cubos pequenos e reserve. Pique a cebola e os pimentões em cubos pequenos. Reserve. Retire a pele e a semente dos tomates e corte-os em cubos. Reserve. Derreta a margarina, refogue o alho, a cebola e acrescente os legumes, exceto os tomates. Acrescente o arroz, verifique o tempero e por último adicione os cubos de tomate, e o peito. Misture delicadamente e disponha em um refratário e cubra com queijo ralado na hora.

Bolo de Uvas Pretas

200 g de nata ou manteiga temperatura ambiente, 2 copos de açúcar,5 ovos,1/2 copo de leite, 2 copos de farinha de trigo,½ copo de maisena,1 colher (sopa) fermento em pó, casca de limão ou baunilha.Bata as claras em neve e junte 1/2 copo de açúcar e  reserve, nata ou manteiga, 2 colheres de óleo mais o açúcar e gemas bater até ficar cremoso,junte maisena e farinha e o leite, retire da batedeira e junte o fermento e as claras em neve,pode por casca de limão ralada ou baunilha, untar uma forma e por a massa, colocar as uvas lavadas e secas, açúcar e farinha em partes iguais 4 colheres de cada envolver as uvas, e colocar sobre a massa do bolo e canela em pó, forno medio e 25 a 30 minutos + ou -.cada forno é diferente,fica corado, retire e polvilhar açúcar de confeiteiro.

Meia Lua de Mandioca

1 k e 500 gr de mandioca descascada água suficiente para cozinhar, 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 1 colher (sobremesa) de sal, 1 colher (sopa) de manteiga. Numa panela em fogo médio coloque a mandioca descascada e água (suficiente para cobrir a mandioca) e deixe cozinhando até a mandioca ficar macia Retire a mandioca do fogo e, ainda quente, esparrame-a numa assadeira. Com o auxílio de um martelo de carne amasse a mandioca até formar uma massa concentrada. Acrescente o queijo parmesão ralado, o sal , a manteiga e com as mãos amasse bem até obter uma massa rústica mas homogênea.Coloque a massa sobre um saco plástico (numa superfície lisa) e com um rolo de macarrão, abra a massa até ficar com uma espessura fina quanto mais fina for a massa, mais crocante o biscoito fica depois de assado. Com um cortador (ou boca de um copo) corte os biscoitos no formato de meia lua (ou no formato desejado) e vá colocando-os numa assadeira (não precisa untar).Se quiser dar outro sabor aos biscoitinhos, pincele manteiga derretida e polvilhe o ingrediente desejado (queijo parmesão ralado, orégano, páprica picante, gergelim, pimenta calabresa, curry). Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 200º C por 25 minutos ou até que estejam levemente dourados.

Geléia de Uva

1 kg de uva preta, 500 ml de água, 750 gr de açúcar cristal. Colocar a uva e a água em uma panela e ferver até que ela se desmanche. Depois, passar a mistura pela peneira para separar as cascas e os grãos, pressionar com uma colher para que todo o suco seja retirado. Misturar o caldo com o açúcar cristal , levar ao fogo por 40 minutos fogo baixo,coloque algumas gotas num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto.Colocar em potes assim que tirar do fogo, depois de frio fica consistente.

Figos em Calda

1k e 1/2 de figos verdes, 2 quilos de açúcar cristal, 1 litro de água, se gostar coloque canela em pau e cravos.Retirar o talo do figo e do outro lado fazer um corte em cruz. Levar ao fogo com água e cozinhar por 10 minutos, escorrer, colocar em um saco plástico e levar ao freezer. Quando estiver completamente congelado, lavar novamente e retirar a pele, tem que ser feito com eles congelados. Fazer uma calda usando o açúcar cristal e a água, quando começar a ferver, acrescentar os figos e deixar cozinhar mais ou menos 40 minutos até ficar meio transparente e que estejam macios. Colocar em vidros cobrir com a calda e deixar esfriar.
Vidros [tipo de palmito, pepinos e outros,com tampa metalica]podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geléias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidros e suas tampas na panela e deixe ferver por 15 minutos.
Retirar o vidro e as tampas, e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo, não coloque o vidro sobre nenhuma superfície fria, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.Coloque o doce, que deve estar coberto com a calda, fechar bem com a tampa e leve para ferver 15 minutos, cobertos com agua[contar depois que começar ferver],desligar o fogo e deixar até o dia seguinte, retire e coloque data, durabilidade de um ano. A grande vantagem é que não levam conservantes

Torta Rapida de Bananas

3 xícaras de farinha de trigo, 3 xícaras de Açúcar, 2 xic[de chá] coco fresco ou congelado, 1 xícara de manteiga sem sal, 1 kg de banana cortada em fatias,gosto da prata que não é tão doce, canela ao gosto sobre as bananas.Derreter a manteiga, acrescentar o açúcar, colocar a farinha de trigo aos poucos até que forme uma farofa e por último adicionar o coco, Untar uma forma e coloca metade da farofa, arrumar as fatias de banana,polvilhar a canela em pó. cobrir com o restante da farofa. Assar em forno moderado 35 a 40 minutos(180ºC).

Pão Integral com Nozes

3 xícaras de farinha de trigo branca, 1 1/2 xícara de farinha de trigo integral, 1 pacote [10 g]de fermento biológico[pão], 1 1/2 colher de [chá] sal,água morna o suficiente para dar o ponto de soltar das mãos,1 /2 xícara de vinho tinto seco,1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente, 1 / 2 xícara de queijo parmesão ralado na hora,3 colheres [sopa]de óleo de canola,1 colher [chá]açucar mascavo. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento eo sal. Adicionar os líquidos e misture até formar uma bola. Amasse bem ou coloque na maquina do pão para misturar no ciclo "amassar",[ou amasse com as mãos] retire e deixe crescer uns 20 minutos e volte a amassar bem,coloque na forma, e deixe crescer até dobrar de tamanho e leve ao forno [180ºC] por30 minutos

Kulfi de Manga

3 xic de manga, 1 cx de creme de leite, 1 lata de leite condensado, 1/2 colher [chá]de cardomomo em pó
bater tudo no liquidificador e levar ao freezer por 2 horas. Decore com amêndoas, ou castanhas picadas

Estrogonofe de Charque

1kg de charque, 2 colheres (sopa) de óleo, 200g de cogumelos, 400g de creme de leite
3 tabletes de caldo de carne,1/2 xícara de salsa picada, 3 tomates sem pele,2 cebolas médias picadas, 2 colheres (sopa) de maisena. Corte o charque em pedaços médios. Ferva para retirar o excesso de sal. Refogue em uma panela com o óleo. Junte a cebola, os tomates os temperos e acrescente água. Quando o charque estiver macio, adicione maisena, para engrossar o molho. Acrescente os cogumelos. Deixe cozinhar por 5min e junte o creme de leite e a salsinha. Se preciso, corrija o sal. Sirva com arroz branco e salada de alface e tomate.
Dica: Deixe o charque de molho na água, durante uma noite. Troque a água, pelo menos, duas vezes. Coloque o charque na panela e cubra com água. Deixe ferver por 10min. Retire a água. Depois, coloque água fervendo e ferva por mais 10min. Retire toda a água para, então, refogar ou cozinhar. Para refogar, acrescente óleo ou azeite. Para cozinhar, acrescente somente água.

Mousse de Coco com Calda de Maracujá

2 xícaras de coco fresco ralado, 2 xícaras de água fervente,1/4 de xícara de açúcar,1 pacote de gelatina em pó sem sabor, hidratada conforme as instruções da embalagem, 1/2 xícara de creme de leite fresco gelado,3 claras em temperatura ambiente, 1 pitada de sal. Raspas de coco queimado
Calda de maracujá
3 xícaras de açúcar, 1 xícara de água, 2 xícaras de polpa de maracujá (com um
pouco de sementes) preparoBata no liquidificador o coco fresco e a água fervente. Peneire. Se necessário, complete com 1/2 xícara de leite para obter 2 xícaras de leite de coco.Acrescente o açúcar e a gelatina hidratada e leve ao fogo baixo até que a gelatina dissolva, sem deixar ferver. Deixe esfriar sobre uma bacia com água e gelo até o creme ficar com consistência de clara de ovo crua.
Bata o creme de leite em picos moles e junte à mistura de leite de coco. Bata as
claras em neve com o sal e misture delicadamente ao creme de coco.Distribua nas taças e leve para gelar na geladeira por 2 horas, até ficar com consistência de mousse.
Calda; Em uma panela, leve ao fogo o açúcar, a água e o maracujá por 15 minutos ou até engrossar ligeiramente e atingir ponto de fio fraco (que quebra facilmente). Reserve na geladeira. Decore a mousse com as raspas de coco queimado e sirva com a calda.

Empanada de Palmito

1 vidro grande de palmito picadinho, 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, 150g queijo mussarela ralado,2 colheres de azeite de oliva extra virgem, Sal e pimenta a gosto
Massa:3 ¾ xícaras de farinha de trigo,¾ colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de açúcar, 6 colheres (chá) de margarina, 12 colheres (chá) de manteiga sem sal, ½ xícara de água fria, 1 ovo para pincelar
Recheio:Esquentar o azeite, saltear a cebolinha e o alho. Retirar do fogo e deixar esfriar. Adicionar o palmito, o queijo mussarela, sal e pimenta. Reservar.
Massa: Em um processador, misturar a farinha, o sal e o açúcar. Incorporar a manteiga e a margarina. Quando a mistura estiver homogênea, adicionar a água lentamente até que se forme uma massa que desgrude das bordas. Retirar a massa do processador, formar um a bola e envolver com filme plástico. Deixar na geladeira por 1 hora.Abrir a massa até obter uma espessura de aproximadamente 3 a 4 mm. Depois cortar a massa em discos de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Rechear. Molhar as bordas do disco, dobrar e fechar. Pincelar as empanadas com ovo e assar por 15 a 20 minutos ou até que estejam douradas.

Siciliana

400g de palmito, 100g de ervilha torta fresca, 80g de tomate, 60g de cebola, 40g de parmesão, 100g de bacon crocante, 40ml de azeite extra virgem, 60ml de limão siciliano, Alface roxa, Pimenta do Reino, Pimenta Rosa, Croutons, Sal.
Grelhe o palmito com azeite e reserve. Cozinhe a ervilha torta, dê um choque térmico com gelo e água e reserve. Distribua as folhas, a ervilha torta, o tomate, a cebola e o palmito grelhado. Finalize com o vinagrete de limão siciliano a pimenta rosa, os croutons e o bacon crocante.Vinagrete de limão siciliano e pimenta rosa:
Emulsione o suco de limão com o azeite, tempere com sal, pimenta do reino e termine com a pimenta rosa.

Fim de férias

Vou mudar algumas coisas, tenho muito trabalho e pouco tempo...algumas coisas serão modificadas, mas vou manter a qualidade e responder apenas email direto para mim, como já postei a tempos atrás este blog não rende um único dolar,para manter minha internet tenho outro trabalho...Pensei em deixar este blog...mas atendendo aos amigos,tentarei continuar, e trazer o que achar de bom na internet para vocês, vou responder a emails e "ampliar" meus amigos que nas minhas horas livres meu lazer e papear com amigos por email, skype, ou Buzz tenho outros endereços mas não gosto ...deve ser porque sou "antiguinha" [nem tem tradução]...rsrsrs
Um carinhoso abraço,aos que permaneceram visitando o blog Cozinha Fácil...
beijos
lira nehmer

A loving embrace, those who remained visiting the blog Cooking Easy ...
kisses
lira nehmer
liranehmer@gmail.com

Escolher e Conservar os Alimentos no Calor

A cada verão a história se repete. Nessa época do ano, é comum um aumento considerável nos casos de gastroenterites, infecção no sistema digestivo que tem como sintomas como diarreia, vômito e fortes dores no corpo.
A culpa recai principalmente sobre a má conservação dos alimentos, que, sob alta temperatura, estragam facilmente. A decomposição, somada ao forte calor, transforma os produtos no espaço ideal para a ação de arqui-inimigos como a salmonela e o rotavírus. Confira dicas para evitar maiores problemas para você e sua família.
A ordem é refrigerar
Carne bovina
A cor da carne deve ser vermelha, com consistência firme e sem escurecimento ou manchas esverdeadas. Mas atenção: o vermelho acentuado, às vezes, pode ser consequência da adição de corantes.
Caso a carne congelada solte água e esteja um pouco mole, não compre.
Observe sempre os dois lados do pedaço que está comprando. De um lado ele pode estar bom, e do outro não.

Carne de aves
Só compre miúdos de aves quando estiverem bem conservados em refrigeração.
Fígado, coração e moela decompõem-se facilmente.

Frutos do mar
Peixes, camarões, lagostas, ostras, mexilhões e siris, por exemplo, necessitam de refrigeração constante em torno de 0°C. São alimentos altamente perecíveis e sensíveis a bactérias.
Tenha muito cuidado na hora da compra, prestando atenção ao cheiro e à aparência.
Se o odor estiver estranho ou a cor perder a vitalidade, desista da compra.

Embutidos
Não compre embutidos se estiverem desprendendo líquido, com a superfície úmida, pegajosa, amolecidos ou apresentarem manchas esverdeadas.
Fique atento ao cheiro desagradável, que indica a decomposição do produto.
Não aceite unidades com embalagem violada.

Orgânicos
Devem ter o selo de comprovação da sociedade dos orgânicos.
Depois, o consumidor deve seguir os mesmos cuidados que tem com os produtos não orgânicos: manter na geladeira, lavar com água corrente ou água sanitária.
Na geladeira, duram três ou quatro dias, dependendo do estado em que estavam no momento da compra.
Os congelados costumam durar três meses, desde que mantidos em temperatura inferior a 18°C negativos (no freezer).
No congelador, a temperatura fica perto dos -5°C, onde devem ser colocados somente os produtos resfriados, que duram, normalmente, cerca de cinco dias.

Salada de batata
Consuma somente as que utilizam maionese industrializada, nunca as caseiras, para reduzir o risco de infecção por salmonela.
Mantenha o prato sempre com algum tipo de refrigeração, mesmo quando levado à mesa. Prepare uma superfície de gelo e coloque a travessa de maionese em cima.

Comidas quentes
Um erro comum é achar que a comida deve esfriar antes de ir para a geladeira. Não está correto. Guarde o alimento quente mesmo.
Não tampe os alimentos para resfriá-los. Primeiro deixe os recipientes na geladeira por duas horas, para só então cobri-los.

Tábuas de madeira
Nunca podem ser utilizadas para manipular alimentos porque não há como higienizá-las adequadamente.
A madeira apresenta uma superfície que atrai a bactéria para dentro da tábua. Quando isso ocorre, nenhum produto de limpeza consegue limpá-la corretamente
Para evitar o problema, use apenas tábuas de plástico ou de vidro, lavando-as com água e detergente.

Fontes: nutricionista Roberta SantAnna, médico plantonista José Jobim Fossari e biomédico Roberto Figueiredo, o Doutor Bactéria