Arancini


1 ½ xícara (chá) de arroz arbóreo
2/3 xícara (chá) de ervilha congelada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de água
1 colher (sopa) de cebola picada fino
150 g de carne bovina moída
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
½ xícara (chá) de tomate pelado, com o suco
¼ colher (chá) de açafrão dissolvido em 1 colher (sopa) de água morna
4 ovos grandes
½ xícara (chá) de queijo pecorino ralado
120 g de mozarela, cortada em cubinhos
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de farinha de rosca
1 litro de azeite de oliva para fritar
Cozinhe o arroz em água fervente salgada por cerca de 15 minutos ou até que fique macio. Escorra bem.
Afervente a ervilha por 2 minutos em água salgada. Escorra-a e coloque numa panela com 1 colher (sopa) de azeite extravirgem e a água. Tampe e cozinhe por 4-5 minutos.
Numa panela média, aqueça o restante do azeite em fogo médio e frite a cebola até que fique macia, 3-4 minutos. Adicione a carne moída e frite por 2 minutos, desmanchando os grumos com um garfo. Tempere com sal e pimenta, junte o tomate e cozinhe por cerca de 20 minutos, até o molho ficar bem reduzido. Acrescente a ervilha.
Bata ligeiramente a mistura de açafrão com 2 ovos. Adicione o arroz e o pecorino.
Coloque uma colherada de arroz na palma da mão e aperte para formar uma bola. Com o polegar, faça um buraco no meio da bola, grande o suficiente para conter 1 colher (sopa) da carne e 1 cubo de mozarela. Cubra o recheio com mais arroz e enrole novamente.
Bata os outros 2 ovos. Passe os bolinhos na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca. Arrume-os em um prato grande numa única camada e leve à geladeira por 30 minutos.
Numa frigideira funda, aqueça o azeite, jogue um cubo de pão no azeite quente: se imediatamente surgirem borbulhas em volta do pão e ele ficar dourado, o azeite estará na temperatura certa.
Frite os arancinis aos poucos até que fiquem dourados, cerca de 5 minutos. Coloque para escorrer sobre papel absorvente.