Bolo Delicioso Úmido de Frutas e Aveia

Massa
3 ovos
1 colher (sopa) de canela em pó
1 xícara (chá) de óleo (200ml)
1 colher (chá) de noz-moscada
1 xícara (chá) de açúcar demerara naturale (180g)
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
1 xícara (chá) de água morna (200ml)
1 colher (sopa) de raspas de laranja
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (165g)
1 xícara (chá) de uvas-passas brancas (130g)
1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos (135g)
1 xícara (chá) de maçã picada (200g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
Massa
No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o açúcar demerara e a água morna. Em uma tigela, junte a farinha com a aveia e o fermento. Coloque a mistura batida na tigela dos ingredientes secos e misture. Adicione o restante dos ingredientes e mexa delicadamente. Em uma forma untada e enfarinhada, despeje a massa e leve ao forno preaquecido até dourar ou até que ao espetar um palito este saia limpo. Deixe esfriar e desenforme.
Caso queira acompanhar o bolo com calda de canela, acrescente em uma panela
1 xícara (chá) de açúcar naturali união(180g)
½ xícara (chá) de água (100ml) e leve ao fogo até obter uma calda grossa. Em seguida, retire do fogo e acrescente 1 colher (sopa) cheia de canela em pó. Mexa bem e utilize.Caso queira, acrescente outras frutas secas ou frescas, como damasco, figo, pêra ou banana

Doce de Figos Verdes

1 quilo de figos verdes
1 quilo de açúcar água
Corte os cabinhos do figo e, do lado oposto, faça um corte superficial, em cruz. Lave bem, cubra com água e ferva por cerca de 10 minutos. Escorra e, depois que esfriar coloque dentro de um saco plástico, extraia o ar, e congele por 24 horas.
Descongele em temperatura ambiente e lave-os em água corrente, retirando a pele áspera da casca (que se solta com facilidade). Cubra-os com água e ferva novamente. Escorra e acomode-os na panela, intercalados com o açúcar. Tampe e leve ao fogo baixo, até que os figos estejam macios e a calda densa e brilhante (cerca de 1 hora e meia). Depois que esfriar, transfira para uma compoteira e sirva frio ou gelado.

Compota de Figo Com Creme Inglês

Compota de Figo
1 e ½ xícara (chá) de açúcar refinado (240g)
1 folha de louro
6 cravos-da-india
½ xícara (chá) de água (100ml)
1 pau de canela
8 figos maduros (cerca de 400g)
Creme Inglês
½ xícara (chá) de açúcar refinado (80g)
2 xícaras (chá) de leite quente (400ml)
1 colher (sopa) rasada de amido de milho (8g)
1 colher (café) de essência de baunilha
3 gemas peneiradas
Compota de Figo
Em uma panela, coloque o açúcar, os cravos, a canela, o louro, a água e acomode os figos um ao lado do outro. Cozinhe em fogo brando, com a panela semi tampada, por cerca de 30 minutos ou até que a calda fique mais espessa e os figos macios. Sirva gelada regada com o creme inglês.
Creme Inglês
Misture o açúcar com o amido, adicione as gemas e, com um batedor de arames, bata até obter um creme. Despeje o leite quente sobre a mistura de gemas, mexendo sempre. Leve ao fogo brando, ainda mexendo, até engrossar levemente, sem ferver. Transfira o creme para uma tigela e mergulhe-a em outra tigela com água e gelo (como um banho-maria gelado) e mexa até esfriar completamente. Sirva gelado.

Doce de Abóbora

1,2 quilos de abóbora
1 quilo de açúcar
água
1 cravo-da-índia
1 colher (sopa) rasada de cal virgem (10g)
1 pau de canela pequeno
Descasque e corte a abóbora em pedaços iguais, com cerca de 4cm. Lave e cubra os pedaços com 2 litros de água e cal. Reserve por 30 minutos. Descarte a água, lave os pedaços novamente e escalde –os em água fervente .Escorra ,deixe esfriar um pouco e fure cada pedaço com um palito. Reserve.
Ferva o açúcar cristal com 500ml de água o cravo e a canela até ponto de fio fraco (103ºC). Adicione a abóbora e cozinhe, em fogo baixo, até ficar bem macia e a calda adquirir ponto de mel. Arrume em uma compoteira e sirva frio.
Se preferir o doce, com a calda mais grossa, retire os pedaços de abóbora e ferva só a calda até atingir o ponto desejado