500 gramas de lingüiça toscana; 5 generosas colheres de sopa de manteiga;
1 colher de sopa de óleo de milho; 1 cebola muito bem picadinha;
1 xícara de chá de vinho branco seco (opcional);2 litros de caldo de frango, [aproximadamente);400 gramas de arroz italiano (carnaroli, vialone nano, arborio);
2 colheres de sopa de parmesão ralado; sal pouco.
Modo de fazer:
Retire a lingüiça da tripa e espalhe com as mãos. Reserve.
Esquente três colheres de sopa de manteiga e o óleo de milho numa panela grande e pesada. Fogo de médio para alto.
Refogue rapidamente a cebola picada, que deve apenas murchar, sem mudar de cor. Junte a lingüiça e continue refogando até ela ficar douradinha. Vá mexendo para evitar que a cebola queime.
Acrescente o arroz italiano e refogue durante uns dois ou três minutos, como se estivesse fazendo o prato do dia-dia. Vá mexendo com a colher de pau.
Coloque o vinho e comece a mexer com a colher de pau para evitar que o arroz grude na panela e queime.
Quando o vinho secar quase totalmente, junte duas ou três conchas de caldo de carne. Continue a mexer com a colher de pau. Quando o caldo secar, coloque mais uma ou duas conchas.
Vá repetindo a operação, colocando caldo e esperando evaporar, sempre mexendo, até o arroz ficar no ponto, o que deve levar uns 18 minutos. O arroz deve ficar cozido, mas ainda meio durinho, ‘al dente’ e bem úmido, quase uma papa.
Verifique o ponto. Apague o fogo e incorpore as duas colheres de manteiga que sobraram. Logo em seguida junte o queijo parmesão e misture muito bem.
Verifique o sal.
Tampe a panela, deixe descansar durante uns dois minutos e sirva.
5 a 6 pessoas