Frango Teriyaki

2 coxas de frango desossadas com pele
Um pouco de óleo vegetal
(para untar levemente a frigideira)
3 colheres de sopa (27 g) de açúcar
2 colheres e 1/2 de sopa (aproximadamente 40 ml) de molho de soja
100 ml de água
Uma pitada de sal
Perfure a carne de frango com um garfo, pois isso faz com que o molho seja melhor absorvido.
Esquente uma frigideira em fogo médio e unte a superfície com o óleo. Coloque o lado da pele do frango sobre a superfície da frigideira e frite até que ela se torne tostada. Vire o pedaço de frango e frite-o até que o outro lado fique branco. Limpe o óleo que saiu do frango com uma toalha de papel. Adicione 100 milímetros de água e um pouco de sal, tape a frigideira e cozinhe em fogo baixo.
Quando o frango estiver cozido, acrescente açúcar e o molho de soja e cozinhe em fogo baixo, sem a tampa. Vire-o de vez em quando e continue cozinhando até que o caldo engrosse.
Tire o frango do fogo e deixe-o esfriar até poder tocá-lo com as mãos. Corte-o em fatias e cubra-as com o caldo.
--------
Cozinhando arroz (em caso de arroz japonês)
400 g de arroz japonês (grão curto)
600 ml de água
Mergulhe o escorredor com o arroz em um recipiente cheio de água e lave-o rapidamente. Lave o arroz com um pouco de água (friccione os grãos de arroz com a mão, fazendo cerca de 10 pequenos círculos). Mude duas a três vezes a água e escorra.
Coloque o arroz escoado em uma panela. Adicione 600 ml de água e deixe-o descansar por 30 minutos até que o arroz absorva água suficentemente.
Cubra a panela com uma tampa e cozinhe em fogo médio. Quando começar a ferver e o vapor começar a sair, abaixe o fogo. Cozinhe por mais 12 minutos.
Apague o fogo e, com a tampa, deixe o arroz descansar por 10 minutos.
Mexa o arroz com uma colher grande. Tome cuidado para não misturar demais.
Os Japoneses e os Condimentos
O molho de soja é o principal condimento do Japão. Diz-se que, atualmente, esse molho tradicional está sendo utilizado em mais de 100 países. É impossível se falar de comida japonesa sem mencioná-lo. O molho de soja e os outros condimentos japoneses não somente dão sabor aos alimentos como também ressaltam seus aromas e cores. Além disso, eles evitam também que o alimento se deteriore.