EMPANADAS



Massa de pão

10g de fermento fresco para pão

1/4 copo (tipo americano) de água morna

1/2kg de farinha de trigo

50g de banha de porco

1 pitada de salFarinha de trigo para polvilharGemas para pincelar


Recheio2 pimentões verdes picados finamente2 cebolas grandes picadas finamente6 talos de ciboulette bem picados2 dentes de alho cortados em finas lâminas150ml de vinho branco1/2 colher (sopa) de corante alimentício (tipo colorau ou açafrão)4 chouriços picados150g de toucinho picadoSal a gosto
Preparo
Massa de pão Esfarele o fermento e dissolva-o na água morna. Peneire a farinha, faça um buraco no meio e acrescente a água com o fermento. Junte a banha, o sal e vá trabalhando a massa de dentro para fora, até obter um composto homogêneo. Cubra a massa com um pano úmido e deixe-a levedar, até ficar bem crescida.
RecheioNuma tigela, misture os pimentões, as cebolas, as ciboulettes, os dentes de alho, o vinho, o corante e tempere com sal. Em outro recipiente, misture o chouriço e o toucinho.
FinalizaçãoEstenda a massa com um rolo em superfície enfarinhada e corte-a em círculos de aproximadamente 25 cm de diâmetro. Distribua o recheio de pimentões e, por cima, coloque o chouriço com o toucinho. Cubra o recheio com mais uma camada de massa, desta vez mais fina, e feche as bordas. Faça um pequeno buraco no centro para evitar que a massa quebre. Pincele com a gema, faça pequenos furos com um garfo e leve ao forno preaquecido a 200ºC, até a massa dourar. Repita o procedimento com a massa que sobrou.