Pão integral

2 colheres (chá) de fermento biológico granulado 3 colheres (sopa) de mel de boa qualidade 1 xícara (chá) de leite integral morno (cerca de 40 graus)1/4 xicara (chá) de azeite extravirgem 2 ovos grandes em temperatura ambiente 2 colheres (chá) de sal 2 xicaras de trigo 1/2 xicaras de farinha de soja 2 1/2 xicaras de farinha de trigo branco
Modo de preparo:
Junte numa vasilha o fermento, o mel e o leite e misture. Deixe descansar por uns 5 minutos ou até que espume. Na tigela da máquina junte esta mistura, o azeite, os ovos, o sal, o trigo e coloque no ciclo de massa. Após ter amassado bem, cerca de 25 a 30 minutos, retire da máquina, coloque numa tigela untada e cubra com filme plástico. Leve á geladeira para crescer - cerca de 8 horas, dobra de volume. Após o crescimento na geladeira, retire a massa, molde o pão e coloque numa forma untada com manteiga. Faça um corte com uma faca bem afiada no sentido do comprimento do pão. Deixe crescer mais um pouco e leve para assar em forno médio - forno convencional. Até dourar e quando bater no lado de baixo do pão ouvir um som seco.
Eu costumo colocar semente de girassol, linhaça e até aveia para ficar mais integral. pincele gemas com leite e jogue sementes de linhaça e aveia em flocos.