Fondues

Fondue Iscas Bourguignonne
300g de lombo de porco,300g de peito de frango ou sobre coxas desossadas,2 xícaras de gordura de coco ou óleo,1 dente de alho
Para empanar
1 ovo levemente batido,farinha de rosca,1 pitada de sal
Passar o alho no fundo e nos lados da panela.Cortar a carne em iscas finas, temperar à gosto e empanar.Aquecer o óleo na panela de fondue sobre o fogareiro, mantendo a chama do mesmo alta, pelo tempo aproximado de 8 minutos. Espetar as iscas e levar ao óleo quente deixando fritar até o ponto desejado. Acompanhar com molhos especiais para fondue.

Fondue Bourguignonne
800g de filé mignon,2 xícaras de óleo,1 dente de alho
Passar o alho no fundo e nos lados da panela.Cortar a carne em cubinhos de uns 2cm.
Aquecer o óleo na panela de Fondue sobre o réchaud.Ao servir
Espetar um pedaço de carne, com um dos garfos que acompanham o conjunto, e levar ao óleo quente.Deixar fritar até o ponto desejado e servir no prato, com os molhos especiais.(para 4 pessoas)

Fondue Chinoise com Frutos do Mar
1 ½ l de água, 100g de camarões miúdos,100g de lulas,1 posta de namorado ou anjo
2 tomates sem pele e sem sementes,1 colher (sopa) de cebolas picadas. Sal e pimenta do reino a gosto.Dourar levemente a cebola. Acrescentar os tomates deixando fritar até amaciar. Acrescentar os camarões, as lulas e a posta de peixe. Colocar a água e deixar cozinhar. Coar o caldo e colocar na panela.Cozinhar neste caldo cubos de 2cm de peixe que pode ser linguado, salmão, anjo, namorado, etc, ou camarões tamanho médio ou grande. Tenha sempre o cuidado de escolher peixes com carne firme. Guarnecer com molhos da sua escolha. O caldo poderá ser dividido entre os presentes.

Fondue Asiático
1 ½ l de água,2 cenouras,1 batata,½ repolho pequeno,1 alho poró.Sal e pimenta do reino a gosto. Assim que os legumes estiverem cozidos coear o caldo e colocar na panela (caquelon) da fondue.Cozinhar neste caldo cubos de carne, frango ou peixe. Acompanhar com molhos leves à base de iogurte natural, maionese light ou raiz forte. O caldo resultante do cozimento poderá ser dividido entre os convidados.

Fondue de peixe
Cortar o peixe em quadrados de 2cm. Passar à milanesa. Peixes recomendados: atum, linguado, anchova.

Fondue de frango
Utilizar para este, pedaços de peito de frango.Bolinhos de carne ou peito de frango
500g de carne moída,1/2 pacote de creme de cebola,1 pitada de sal.Pimenta do reino a gosto.Misturar bem a carne ao creme de cebola e formar bolinhas de 2cm de diâmetro.
Guarnição:Torradas tipo aperitivo.

Fondue de Camarão
1Kg e 200g de camarão limpo.Sal.Limão
Limpar os camarões e colocar em água com sal e limão. Levar ao fogo até levantar a fervura e escorrer.Obs: podem ser usados camarões com a casca sem cabeça
Sobre o recháud aquecer o óleo até a temperatura ideal para fritura (em torno de 150º a 170º), guarnecer com os molhos de sua preferência.(para 4 pessoas)

Fondue Neuchâteloise
(de queijo, com espinafre]
400 g de queijo emmenthal,400 g de queijo gruyère,400 g de espinafre,3 xícaras de vinho branco seco,1 colher (sopa) de maisena,1 dente de alho amassado.Pimenta-do-reino branca, noz-moscada, sal.3 colheres (sopa) de kirsch.Manteiga sem sal.Pão italiano torrado e cortado em cubos.Rale os dois tipos de queijo no ralador mais grosso. Misture com a maisena e reserve. Em uma panela, refogue o espinafre com um pouco de manteiga e tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Em seguida, coloque o espinafre já frio no liquidificador e bata-o com 120 ml do vinho. Reserve. Coloque o restante do vinho branco e o alho numa panela, leve ao fogo moderado e deixe aquecer bem. Elimine o alho e mantenha a chama baixa. Para que o liquido não ferva, vá adicionando a mistura de queijos aos poucos, mexendo sem parar em forma de oito (para evitar que a fondue faça fios) até obter um creme macio e não muito grosso. Misture com o espinafre. Retire do fogo, tempere com uma pitada de pimenta-do-reino e com a noz-moscada ralada. Adicione o kirsch, misture bem e leve à mesa em panela própria. Sirva com os cubos de pão italiano. Para acompanhar, apesar de algumas regras indicarem o vinho branco, um tinto do corpo leve faz um perfeito casamento.[4 pessoas]

Fondue de Queijo Gorgonzola
1 creme de leite,150g de queijo gorgonzola,½ colher (chá) de endre (dill),50ml de leite,1 colher (chá) de amido de milho.Picar o queijo. Juntar o creme de leite. Levar ao microondas por 2min na potência alta. Juntar o leite com o amido dissolvido e acrescentar o endro. Sobre o recháud, aguardar que a mistura atinja a temperatura desejada.

Fondue 4 Queijos
200g de requeijão tipo Catupiry, 200g de queijo tipo Gruyére,200g de queijo fundido,200g de queijo serrano,200 ml de vinho branco seco. Pimenta do reino a gosto. Ralar os queijos e agregar o requeijão. Sobre o recháud, mantendo a chama do mesmo regulada para média, ou no microondas, no caso da penela de vidro, pelo tempo de 3 minutos. Derreter e homogenizar a mistura até a mesma atingir a temperatura ideal para degustar. Acompanhar com pão francês (dormido) ou legumes levemente aferventados.
(para 4 pessoas)

Fondue Focaccia
1 copo de requeijão, 200g de queijo Emmenthal, 5 colheres (sopa) de leite,1 colher (chá) de amido de milho
50g de azeitonas verdes,50g de azeitonas pretas.Pimenta do reino a gosto,1 dente de alho.Passar o alho nos lados e fundo da panela. Picar o queijo Emmenthal e acrescentar o requeijão e o amido de milho dissolvido no leite. Sobre o réchaud (ou no microondas no caso da panela de vidro refratário ao borosilicato, pelo tempo de 3min na potência alta), preparar a mistura até obter uma massa homogênea, acrescentar as azeitonas e a pimenta do reino. Aguardar a temperatura ideal para degustar. Acompanhar com cubos de pão (dormido).(para 4 pessoas)

Fondue à Brasileira
1 dente de alho descascado,440g de requeijão tipo Catupiry cortado em pedaços,400g de queijo fundido tipo Gruyère cortado em pedaços,1 xícara de vinho branco seco,1 pitada de noz-moscada.Passe o alho na panela. Esfregue bem por toda a panela. Dissolva os dois queijos na panela com o vinho, em fogo baixo mexendo sempre até ficar um creme liso. Acrescente a noz-moscada. Leve a panela sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa).Sirva com pedaços de pão italiano ou florzinhas de couve-flor.
(8 pessoas)

Fondue de Queijo
250g de queijo Gruyère,250g de queijo Emmental,1 dente de alho.Pimenta-do-reino a gosto,1 pitada de noz-moscada,1 colher de chá de amido de milho,1 cálice de conhaque,3/4 de um copo de vinho branco seco
Passar o alho nos lados e fundo da panela.Ralar os queijos no grosso e juntar o conhaque e o vinho branco com o amido de milho dissolvido. Acrescentar a noz-moscada e a pimenta-do-reino.Sobre o réchaud (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), iniciar o processo de fundir a massa até que a mesma esteja homogênea e, na temperatura ideal para ser degustada. No caso de utilização da panela de vidro, você poderá usar o microondas, usando a potência alta por 2min. Acompanha, pão francês (dormido) cortado em cubos; florzinha de couve-flor ou brócoli e cenoura cortada em cubinhos (somente aferventados).Espetar os acompanhamentos com os garfos especiais para Fondue e mergulhar na mistura aquecida.(para 4 pessoas).

Fondue à Putanesca
1 dente de alho,250 g de requeijão,100 g de queijo emmental,200 g de queijo gruyére culinário,100 ml de vinho branco seco,3 colheres de sopa de Kirsh,50 g de azeitonas pretas picadas,50 g de alcaparras picadas
50 g de anchovas picadas,pimenta à gosto se desejar uma colher de chá de orégano, e um pouco de noz moscada. Colocar o vinho na panela aquecendo-o bem. Acrescentar os queijos. Misturar ligeiramente (no caso de estar utilizando panela de vidro iniciar o processo no microondas por 3 minutos).Homogenizar a mistura e acrescentar as azeitonas, alcaparras, anchovas e o kirsh.

Fondue de Queijo com Pimenta-Verde e Cogumelos
200g de queijo gruyère ralado, 500g de queijo raclette ralado,30g de funghi porcini seco, hidratado com água,100g de shitake cortado,100g de cogumelo cortado,10g de pimenta-verde,50g de manteiga,4 dentes de alho cortados ao meio,1 colher de chá de fécula de batata,,50ml de kirsch,400ml de vinho branco seco
pão italiano cortado em cubos de 1,5cm, pimenta-do-reino moída na hora a gosto,50ml de conhaque
1 colher de sopa de échalote picada (tipo de cebola francesa).Esfregue as metades de alho nas laterais e no fundo da panela de fondue.Derreta a manteiga, refogue a échalote com a pimenta-verde, flambe com o conhaque e refogue por cima os cogumelos. Regue com o vinho, deixe ferver e derreta os queijos. Misture, em um copinho, o kirsch com a fécula de batata. Despeje sobre o queijo e volte ao fogo para engrossar. Se precisar, tempere com a pimenta-do-reino.(serve 4 porções)

Fondue de Banana
600 gr de queijo emmental, 1 dente de alho, 330 ml de vinho branco, 4 colheres rasas de chá de maisena,
1 colher de chá de suco de limão, 2 colheres de chá de água. 1 copinho de ginjinha, pimenta-do-reino moída,
noz-moscada ralada, se quiser. Para cada pessoa: 2 bananas e 2 colheres de sopa de sucrilhos.Rale o queijo. Esfregue a parte interna da panela de fondue com dente de alho. Despeje o vinho na panela e deixe amornar. Em seguida, acrescente o queijo e mexa. Formar-se-á um bolota, até que o queijo comece a se dissolver. Deixe ferver, mexendo vigorosamente. Dissolva a maisena com suco de limão e a água e misture-a à massa de queijo, mexendo com uma colher de pau no sentido de um oito, para que o queijo não fique em ponto de fio. Quando a massa estiver cremosa, misture a ginjinha, tempere com a pimenta e a noz-moscada, se quiser. Corte as bananas em pedaços. Esmigalhe os sucrilhos e distribua-os em 4 tigelinhas individuais. Mergulhe 1 pedaço de banana por vez na massa de queijo quente e, em seguida, passe-o nos sucrilhos.Sugestão:tempere os pedaços de banana com raspas da casca de limão.(Para 4 pessoas)

Fondue de Chocolate
250g de chocolate ao leite, 125g de chocolate meio amargo, 200g de creme de leite (com soro),½ cálice de licor (menta, laranja, etc.) ou conhaque. Picar o chocolate, juntar o creme de leite e o licor. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), fundir a mistura até que esteja homogêne e na temperatura ideal para ser degustada. Observar para que a mesma não entre em ebulição. No caso de utilização de panela de vidro, você poderá fundir a mistura no microondas, usando potência média por 2min.
Ao servir.Frutas da estação cortadas em cubos; bolos; frutas secas; etc.Espetar os acompanhamentos com os garfos especiais para Fondue e mergulhar na mistura aquecida.[4 pessoas]

Fondue Tiramesú
200g de requeijão, 100g de leite condensado, 100g de creme de leite,50ml de Rum (rótulo dourado)
1 colher de sopa de café solúvel,4 gemas, 1colher de sopa de amido de milho. Colocar o requeijão, o leite condensado e o creme de leite na panela. Dissolver o amido de milho e o café solúvel no rum e agregar as gemas peneiradas. Juntar à mistura da panela e levar ao réchaud, mantendo a chama do queimador sempre baixa, até adquirir consistência. Para acompanhamento usar frutas da estação, frutas cristalizadas e bolos.
“Receitas Práticas de Fondue”confreira Carmem Trombini