Nhoque de Batata, e Espinafre

500g de batata asterix, 150g de ricota de búfala fresca,200g de espinafre sem o talo, 150g de farinha de trigo, 50g de queijo parmesão ralado na hora, 2 ovos pequenos. Sal e noz-moscada a gosto.
Molho: 3 colheres (sopa) de queijo gorgonzola (escolha o menos salgado, caso contrário menospreze o sal da receita),2 xícaras (chá) de creme de leite fresco. Sal a gosto.
Para os nhoques:Descasque as batatas e corte em pedaços iguais, para que asse por igual, coloque numa assadeira e cubra com papel alumínio e leve ao forno médio 180 °C por 1 hora e 30 minutos aproximadamente – o tempo pode variar de acordo com o tamanho da batata.Depois de assada, passe a batata por uma peneira fina ou um passador de purê, adicione o parmesão e a manteiga misturando energicamente até que desgrude da panela e da colher. Deixe esfriar. Em seguida escalde o espinafre da seguinte maneira: coloque um pouco de água com uma pitada de sal e uma de açúcar para ferver, quando levantar fervura coloque o espinafre deixe alguns minutos. Coloque em água gelada para parar o cozimento e escorra comprimindo para tirar excesso de água. Pique com a faca e reserve.Amasse a ricota numa tigela e adicione a batata, o espinafre, os ovos, um pouco da farinha e os temperos; trabalhe rapidamente com as mãos e adicione a farinha aos poucos, apenas o suficiente. Divida a massa em uma mesa e com as duas mãos vá rolando cada pedaço de massa, corte com uma faca ou espátula, formando os nhoques redondos. Reserve.
Dica: prefira a ricota de búfala pois é mais cremosa e de paladar delicado.
Para o molho:
Corte o gorgonzola em pedacinhos e coloque numa tigela refratária, derreta em banho Maria, colocando a tigela dentro de uma panela com água fervente, misture rapidamente. Reserve.
Em outra panela ferva o creme de leite fresco, incorpore o queijo, corrija o tempero e retire imediatamente do fogo.
Montagem
Coloque os nhoques para cozinhar em abundante água temperada com um pouco de sal. Assim que eles subirem para a superfície, deixe mais alguns segundos, escorra e disponha em pratos fundos. Aqueça o molho e regue generosamente os nhoques. Decore com folhas de espinafre.