Bolo Chiffon de Chocolate

¾ xícara (chá) de açúcar
¼ xícara (chá) de água quente
1 xícara (chá) de farinha de trigo
¼ xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
4 gemas
1 pitada de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
¼ xícara (chá) de chocolate em pó
4 claras em neve (cerca de 160g)
Recheio (Mousse)
200 gramas de chocolate barra meio amargo
2 colheres (sopa) de Glaçúcar
½ lata de creme de leite com soro
½ envelope de gelatina em pó incolor
4 claras
2 colheres (sopa) de água para hidratar a gelatina
Cobertura (Ganache)
200g barra de chocolate ao leite picado raspas de chocolate ½ lata de creme de leite com soro (300g)
Massa
Peneire juntos os 4 primeiros ingredientes. Adicione o chocolate previamente dissolvido na água quente, o óleo as gemas e a essência. Incorpore, delicadamente, as claras em neve. Coloque na fôrma untada e forrada com papel-manteiga também untado e asse no forno preaquecido, até que, ao espetar a massa com um palito, este saia limpo. Desenforme morno e, depois de frio, corte em 3 camadas. Reserve para a montagem.
Recheio (Mousse)
Leve o chocolate e o creme de leite ao fogo em banho-maria, mexendo sempre, até derreter e reserve. A parte, leve as claras com o Glaçúcar ao banho-maria, mexendo sempre, até amornar. Na batedeira, bata até obter um merengue cremoso. Misture a gelatina previamente hidratada na água e derretida no banho-maria, com o chocolate reservado e incorpore delicadamente ao merengue. Utilize.
Cobertura (Ganache)
Ganache
Derreta o chocolate com o creme de leite no banho-maria e mexa até ficar homogêneo. Reserve em temperatura ambiente até espessar.
Montagem:
Na fôrma em que o bolo foi assado, coloque 1 camada da massa, espalhe a metade da mousse, coloque outra camada da massa, a musse restante e finalize com a última camada de massa. Pressione levemente, cubra com filme plástico e reserve na geladeira por cerca de 3 horas ou até firmar. Desenforme sobre o prato escolhido, cubra o topo e a lateral do bolo com a ganache e decore com as raspas de chocolate.