Lasanha de espinafre aos queijos


Para o Molho de Espinafre:
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 dente de alho, picado
2 xícara (chá) de espinafre limpo,
abafado e picado (cerca de 1 maço)
250g de ricota, passada pela peneira
2 xícara (chá) de leite (200ml)
1 ½ xícara (chá) de creme de leite (300ml)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho de Queijos:

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
350g de queijo provolone, ralado
sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Para a montagem:
1 embalagem de Lasanha fresca 500 g
400g de mussarela em fatias
queijo parmesão ralado para polvilhar


Preparo:

Comece preparando o molho de espinafre. Numa panela média, aqueça a manteiga ou a margarina e refogue o alho e o espinafre. Acrescente a ricota, o leite e deixe ferver, mexendo de vez em quando. Por último junte o creme de leite, acerte o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo e reserve.
A seguir, prepare o molho de queijos. Numa panela média, aqueça a manteiga ou a margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o queijo provolone e mexa até derreter totalmente. Acerte o sal, a pimenta-do-reino e a noz moscada e reserve.
Monte a lasanha num refratário médio. Divida o molho de espinafre e a mussarela em 2 partes e a massa de lasanha e o molho de queijos em 3. Monte a Lasanha da seguinte forma: molho de queijos, queijo parmesão ralado, tiras de lasanha, molho de espinafre, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de queijos, queijo parmesão, tiras de lasanha, molho de espinafre, fatias de mussarela, molho de queijos e finalmente queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.