Granola

500 g de aveia em flocos grandes, 250g de aveia em flocos pequenos, 250g de farelo de trigo, 250g de gérmen de trigo, 250g de açúcar mascavo, 100g de coco ralado
100g de gergelim branco, 100g sementes de linhaça, 1 xícara de mel, 1/2 xícara oleo de canola, 300g de uvas passas, 100g de maçã desidratada, 100g de castanhas-do-Pará (eu não usaria porque não gosto. No lugar delas, eu usaria castanha-de-cajú... ou não. Como adoro castanha-de-cajú, é mais provável que guardasse para comê-las sozinhas.)
100g de amêndoas,200g de Corn flakes
Aqueça um pouco o mel ou use-o na temperatura ambiente. Não use mel gelado, porque fica quase impossível de espalhar. Ponha o mel e o óleo no liquidificador e bata.
Misture bem todos os ingredientes secos marcados com ** em uma tigela grande e junte-os com a mistura de mel e óleo. Aqui, você deve usar as mãos. Lavadas, hein? Você vai reviver os tempos de infância.
Espalhe tudo em uma assadeira grande ou em várias assadeiras menores, leve ao forno pré-aquecido e mexa a cada 5 ou 7 minutos, com uma colher de pau, até dourar. O processo todo deve levar cerca de meia hora.
Depois de dourado, misture os ingredientes restantes, menos os flocos de milho (Corn Flakes), que só entram quando o resto estiver frio. Divirta-se.