Sal e Sódio

O sal e o sódio muitas vezes são confundidos, apesar de serem dois nutrientes diferentes. O sal de mesa é composto por dois elementos: sódio e cloreto. O sódio, portanto, é apenas um dos elementos que compõe o sal, representando 40% da sua composição.

O sódio é um mineral que ajuda a controlar o volume de líquidos das células e do sangue, regulando a pressão arterial.  Na composição dos alimentos, ele também tem sua importância, influenciando no sabor e na durabilidade. Por isso, é bastante utilizado na indústria de alimentos, colaborando com a conservação deles.
Segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, a recomendação diária de consumo de sódio para um adulto é de, no máximo, 1,7 g, o que equivale a 5 gramas de sal. Isto é suficiente para manter a pressão e o volume sanguíneo dentro dos padrões adequados.

As quantidades de sódio nos alimentos variam. Alguns contêm mais sódio do que outros, mas, nem por isso, é necessário eliminá-los. Como em todos os aspectos da alimentação saudável, o importante é buscar o equilíbrio. Por isso, ao consumir um alimento com maior teor de sódio, é só reduzir a adição de sal na hora de temperar os outros alimentos. O que vale é o total de sódio consumido durante todo o dia.

Para reduzir a adição de sal na sua comida, acrescente durante o preparo alguns temperos naturais que realçam o sabor dos alimentos. Além dos tradicionais alho e cebola, outras sugestões saborosas são: cominho, cebolinha, salsinha, gengibre, pimenta-do-reino, pimentões, manjericão, alecrim e orégano.