SPAGUETTI AO VÔNGOLE E AZEITE


Massa500 g de espaguete
1 kg de vôngoles bem lavados
1 col. (sopa) de manteiga
1 xíc. (chá) de vinho branco
½ xíc. (chá) de folhas de manjericãosal e pimenta-do-reinoAzeite de manjericão1 xíc (chá) de azeite de oliva virgem1 ½ xíc (chá) de folhas de manjericão1 col. (chá) de sal

Preparo
Para o azeite, leve ao fogo uma panela com água. Assim que ferver, junte 1 colher (chá) de sal e as folhas de manjericão. Deixe no fogo por 15 segundos e escorra. Coloque as folhas de manjericão em uma tigela com água bem gelada e resfrie. Escorra novamente e esprema as folhas com as mãos para retirar o excesso de líquido. Coloque as folhas de manjericão e o azeite no processador e bata até obter um creme liso. Passe o azeite por uma peneira forrada com um pano limpo. Coloque o azeite coado em um vidro e guarde na geladeira por até 1 semana (retire da geladeira 5 minutos antes de utilizar). Em uma panela média, aqueça a manteiga. Junte os vôngoles, o vinho e tampe a panela. Deixe no fogo por aproximadamente 5 minutos, até que as conchas se abram (descarte as que não abrirem). Reserve na própria panela.

Cozinhe a massa em água fervente abundante e salgada. Escorra e junte-a à panela com os vôngoles. Misture bem, junte as folhas de manjericão, acerte o sal e a pimenta e regue com azeite de manjericão na quantidade desejada. Sirva imediatamente.