Talharini ao Sugo

5 unidade(s) de tomate sem casca(s), 1 dente(s) de alho amassado(s) 2 colher(es) (sopa) de manjericão, orégano, 1 colher de [sopa] açúcar, sal, 2 colher(es) (sopa) de azeite extra-virgem
1 dose(s) de suco de tomate
Modo de preparo; Numa panela, coloque o azeite e deixe-o em fogo médio de 30 segundos a 1 minuto.Depois coloque o alho e mexa até dourar. Coloque o suco de tomate, em seguida, os 5 tomates restantes. Deixa-o ferver por 3 minutos com a tampa fechada (mexendo sempre). Adicione o manjericão e deixe ferver por 5 minutos com a tampa fechada, mas, mexendo a cada 30 segundos. Coloque o sal e o açúcar à gosto. Se preferir, adicione uma pitada de orégano.
Cozinhar o macarrão em água fervente como manda o fabricante.
Molho:
Em uma panela com pouca água, refogar cebola, salsa, cebolinha e manjericão.
Em seguida, acrescentar sal, molho de tomate e deixar ferver por cerca de 5 minutos.
Escorrer o macarrão e misturar ao molho, regando com azeite.

Carne de Panela uma Delicia
-----------------------------
1 peça de Lagarto ou [ tatu aqui no RS], Marinada:1 cebola, 2 dentes de alho, 2 folhas de louro
1 colher (café) de pimenta Síria, 1 colher (café) de gengibre em pó, 2 xícaras de vinho tinto seco
sal, Ingredientes; 2 folhas de louro inteiras, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 cenouras grande picadas ou 8 cenouras baby, 2 tomates maduros picados com pele e sementes, 1/2 pimenta dedo-de-moça pequena, 2 envelopes de caldo de carne em pó sem gordura, ¾ de litro de água fervente.Farinha de trigo suficiente para envolver a carne (para selar a carne)
1 saco daqueles para freezer reforçado que caiba a carne e os temperos da marinada. Se não for muito resistente, use dois, um dentro do outro
Marinada: Bater tudo no liquidificador.Coloque nesse saco a carne espetada com uma faca, para que adentre o tempero e jogue dentro a marinada. Mexa bem e vá apertando o saco, de forma a tirar o ar e envolver toda a carne da marinada. Com isso não haverá necessidade de virar a carne para absorver o tempero. Feche bem o saco e coloque na geladeira de 12 à 24 hs.
No dia seguinte, tire a carne do saco em que repousou, deixando-a livre de temperos. Envolva-a bem com farinha de trigo. Passe a marinada numa peneira e reserve o caldo obtido.
Aqueça bem uma panela de pressão de tamanho suficiente para abrigar a carne em seu fundo. Coloque o azeite para aquecer. Quando este estiver bem quente, doure todos os lados da carne. Assim que dourada, acrescente a marinada coada e todos os demais ingredientes. Se quiser acrescente mais um pouco de sal, mas com cuidado porque o caldo de carne já tem sal. Feche a panela com a tampa própria, contando uma hora de cozimento a partir da pressão. Quando estiver pronta e sem nenhuma pressão, tire a carne da panela e deixe o caldo reduzir um pouco. Bate o caldo já reduzido no liquidificador. Fatie a carne.A carne pode ser servida coberta com seu molho.