A Importância das Vitaminas

A (RETINOL): tem ação sobre os dentes, unhas, cabelos, pele e defesa do organismo. É anti-infecciosa.
B1 (TIAMINA): é essencial na produção de energia e funcionamento do sistema nervoso.
B2 (RIBOFLAVINA): regula a produção de energia e construção dos tecidos.
NIA (NIACINA) ou (B5): importante para manter a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo.
início
MINERAIS
C (ÁCIDO ASCÓRBICO): importante para evitar infecções, dar resistência aos vasos sangüíneos, evitar a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes, combate hemorragia. É importante lembra que durante a gravidez a carência de Cálcio afeta a mãe e a criança.
Fe (Ferro): muito importante para a formação do sangue. A cerência do ferro acarreta a anemia férrica, onde os glóbulos vermelhos apresentam-se descorados e diminuidos de tamanho.
início
FIBRAS: são substâncias não digeríveis e que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na elinação de substâncias tóxicas do organismo.
ÁGUA: é indispensável à vida, deve ser limpa, livre de impurezas, deve ser filtrada ou fervida.
PROTEÍNAS (PROTÍDIOS): são as principais substâncias construtoras do nosso organismo. São elementos formativos essenciais de células, hotmônios e enzimas. Tanto o desenvolvimento físico como o mental podem ser afetados pela carência de proteínas.
CALORIAS: é a unidade padrão para medir a energia proporcionada pelos alimentos. O corpo gasta energia para manter as atividades básicas e vitais (pulmonar e cardiáca) e outras como andar e trabalhar. Essa energia é fornecida por três nutrientes:
proteínas (1 grama = 4 calorias)
gordura (1 grama = 9 calorias)
carboidratos (1 grama = 4 calorias)
Assim, se você consome mais calorias do que gasta, a energia fica acumulada no corpo. Resultado: você engorda. Se você gasta a mesma quantidade calórica que consome, seu peso fica mantido. E se você gasta mais calorias do que ingere, você emagrece.
O EQUILÍBRIO
Comer muito não significa comer bem. É preciso comer de tudo um pouco, para manter nosso organismo sadio e equilibrado.