Berinjela à Parmigiana

2 berinjela, queijo parmesão, macinho de ervas, orégano, manjericão, açúcar,tomate, purê de tomate, alho, mussarela,azeite de oliva, cebola
1 Tire o cabinho das berinjelas e corte-as em fatias de 1 cm, no sentido da largura.
2 Ponha as fatias na travessa e salpique com sal; deixe descansar por 30 minutos, para tirar o amargor.
3 Aqueça o forno a 180ºC. Lave bem as fatias de berinjela no escorredor, em água fria corrente, para tirar o sal. Enxugue-as bem com papel-toalha.
Unte as assadeiras rasas. Coloque as fatias nas assadeiras e unte-as com azeite. Asse por 20-25 minutos, até elas ficarem tenras, virando uma vez e pincelando novamente com óleo. Enquanto isso, faça o molho de tomate.
Como fazer o molho de tomate
1 Faça um "x" na base de cada tomate. Mergulhe em água fervente por 8-15 segundos, até a casca começar a rachar. Transfira-os imediatamente para a água fria. Ao esfriarem, tire a casca. Corte-os ao meio, esprema para as sementes saírem, depois pique grosseiramente.
2 Descasque as cebolas, deixando um pedacinho da raiz preso, depois corte-as ao meio, de comprido. Coloque a parte achatada apoiada na tábua e fatie no sentido horizontal e depois no vertical, em direção à raiz, deixando as fatias presas na ponta. Finalmente, corte-as de través, em cubinhos pequenos.
3 Coloque a parte achatada do facão sobre cada dente de alho e pressione com cuidado. Jogue fora a casca e pique bem o alho.
4. Arranque as folhas de orégano dos talos e esmague-as na tábua. Com o facão, pique-as grosseiramente.
5. Aqueça o resto do óleo na caçarola, ponha as cebolas e cozinhe em fogo médio por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando com a colher de pau até ela ficarem macias, mas não douradas.
6 Coloque o tomate picado na caçarola com o alho, o orégano, o purê de tomate, o sal, a pimenta, o açúcar e o macinho de ervas; misture os ingredientes.
7 Tampe a caçarola e cozinhe o molho em fogo bem baixo por 15 minutos. Tire a tampa e continue a cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar mais. Tire o macinho de ervas e prove o tempero.Como montar as camadas e levar ao forno
1 Corte a mussarela em fatias de 1,5 cm. Corte as fatias em tiras de 1,5 cm. Junte as tiras e corte em cubos. Arranque as folhas de manjericão dos talos, reservando 8 galhinhos para a decoração. Enrole as folhas e pique bem.
2 Espalhe cerca de um quarto do molho de tomate no fundo da assadeira. Arrume um terço das fatias de berinjela em cima do molho, sobrepondo levemente.
3 Cubra as fatias de berinjela com um terço do manjericão picado, um quarto do queijo parmesão ralado e um quarto dos cubos de mussarela.
4 Faça outra camada de molho de tomate, outra de fatias de berinjela, manjericão, parmesão e mussarela, até completar 3 camadas. Cubra com o resto do molho de tomate, mussarela e parmesão. Asse no forno por 20-25 minutos, até borbulhar e dourar levemente. Deixe descansar por 15 minutos.