Chester Desossado

2,5 kg Chester Desossado
2 colheres (sopa) de margarina cremosa
1 ½ xícara (chá) de Bacon em cubos
1 cebola grande picada
200 g de cogumelos frescos, sem os talos e em cubos
¼ de xícara (chá) de conhaque
¼ de xícara (chá) de vinho branco seco
¼ de maço de tomilho fresco picado
¼ de maço de salsa picado
250g de carne de porco magra moída (lombo)
250g de carne de frango moída (sobrecoxa ou peito)
1 ovo ligeiramente batido
Sal e pimentadoreino
15 figos frescos
Na véspera do preparo
Retire o Chester dessosado do freezer, coloque-o em um recipiente fundo e deixe descongelando em geladeira. Quando for preparar, abra o pacote e retire os miúdos de dentro da ave (reserve-os para o preparo de caldos e farofas).
Recheio
Em uma frigideira, aqueça a margarina e doure o bacon. Acrescente a cebola e refogue até que fique transparente. Junte os cogumelos e refogue-os rapidamente. Fora do fogo, regue com o conhaque e o vinho. Volte ao fogo alto, até evaporar quase todo o líquido, retire do fogo e deixe secar.
Quando estiver frio, misture o restante dos ingredientes e ajuste o tempero. Use essa mistura para rechear a cavidade do Chester. Feche-a com o auxílio de 3 palitos de dente, atravessando a pele como se “costurasse”, para ficar bem fechado.
Montagem
Sobre uma assadeira, coloque duas folhas de papel alumínio (1 metro cada) e faça uma cruz. Disponha o Chester no centro da cruz e embrulhe a ave, envolvendo-a com as pontas da cruz de papel alumínio e apertando bem. Leve ao forno pré-aquecido (180 °C) e asse por 1 hora e 20 minutos, ou até que você consiga espetar um palito na região do peito, até o fundo, sem nenhuma resistência.
Abra o alumínio e dobre até a ave ficar totalmente descoberta. Volte ao forno por mais 30 minutos, ou até dourar.
Retire os palitos e passe o Chester para uma travessa grande. Ao lado, disponha os figos frescos.
Para servir, corte o Chester ao meio, de forma que fique uma asa em cada uma das metades. Com uma faca bem afiada, fatie o Chester e sirva em seguida, acompanhado de arroz, farofa e os figos.