Molhos


Molho à Bolonhesa 1
1 cebola ralada,1 lata de molho pronto, de sua preferência,1 copo pequeno de água,
1/2 kg de carne moída,2 dentes de alho amassados,4 colheres de sopa de óleo cânola
Sal e pimenta a gosto. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte a carne moída e cozinhe. Acrescente o molho, a água, o sal e a pimenta e cozinhe em fogo baixo até ficar cremoso.

Molho à Bolonhesa 2
6 colheres de [sopa]de óleo,1 xícara de extrato de tomate,1 xícara e 1/2 de água
1/2 xícara de farinha de trigo,1 kg de carne moída,1/2 xícara de salsão, picado bem fino,1 cenoura, picadas finas,1 cebola, picada bem fino
1/2 colher (sopa) orégano,4 dentes de alho, picados fino,1 folha de louro
Sal e pimenta a gosto. Em uma panela, preferentemente de fundo grosso, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho, a cenoura e o salsão picado, até começarem a murchar. Adicione a carne e refogue até ficar seca. Acrescente o extrato de tomate com uma xícara de água e mexa bem por dois minutos. Adicione a farinha com um pouco mais de água fria até que fiquem, aproximadamente, dois dedos acima da carne. Mexa até começar a ferver e a farinha diluir completamente. Acrescente o louro e o orégano, sal e a pimenta e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos, em fogo baixo. Caso o molho fique muito espesso, acrescente mais água.

Molho Funghi

3 dentes de alho,300 g de cebola,200 g de bacon,200 g de funghi secci,500 g de molho fundo de carne ou demi-glace. Manteiga.Sal e pimenta a gosto. Deixe o funghi de molho em água morna por 30 minutos e lave bem. Refogue o bacon, o alho e a cebola. Adicione o funghi hidratado cortado em tiras, o molho fundo de carne ou demi-glace e tempere com sal e pimenta a gosto.

Molho de camarão

500 g de camarão descongelado, sal, pimenta e sumo de limão,2 colheres (sopa) de azeite,1 cebola ralada,2 tomates sem pele e sem sementes, picados em pedaços pequenos,cheiro verde picado,1 colher de coentro picado (opcional),1 envelope de hondashi. Limpe e tempere o camarão com sal, pimenta, limão e reserve. Refogue a cebola no azeite, junte os tomates e refogue um pouco mais. Acrescente o camarão e refogue por três minutos. Junte os outros ingredientes e reserve. Dissolva 2 colheres (sopa) de farinha de trigo em ¼ xícara de água e acrescente ao refogado já pronto, leve ao fogo até ferver e engrossar. Obs.: se estiver utilizando camarão congelado, formará muito caldo, sendo necessário o acréscimo de mais farinha de trigo, para engrossá-lo.

Molho de Tomate

2 kg de tomate maduro (débora ou italiano) cortado ao meio,sem semente,6 colheres (sopa) de azeite,1 cebola pequena picada,2 dentes de alho amassados,1 pitada de cominho, folhas de manjericão a gosto.Sal à gosto.Numa panela, coloque 2 kg de tomate maduro sem sementes e deixe até amolecer.Depois, passe pelo passador de legumes ou numa peneira.Leve ao fogo 6 colheres (sopa) de azeite e refogue 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho amassados.Junte o tomate processado e 1 pitada de cominho.Cozinhe por 15 min em fogo baixo. Acerte o sal e finalize com folhas de manjericão à gosto.

Sugo di pomodoro

7 tomates maduros
azeite de oliva,1 dente de alho picado,1 cebola picada,1/2 cenoura em cubos, sal e pimenta-do-reino a gosto. Mergulhe os tomates em água fervente por cerca de 15 segundos e, em seguida, em água fria. Elimine a pele e as sementes e corte-os em cubos. Refogue no azeite de oliva o alho, a cebola e a cenoura, até ficarem bem caramelizados (um pouco escuros). Acrescente a polpa de tomate e deixe cozinhar o suficiente para que evapore um pouco a água e acentue o sabor. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Passe tudo por uma peneira de aço, fazendo força com uma colher.
Sirva com massas.Juntando ao molho a carne moída (ou bem picada) refogada fica ótimo.

Molho de tomate-cereja

300g de tomate-cereja,300g de cebola.Azeite de oliva. Manjericão, alecrim e tomilho
½ cálice (100ml) de Martini bianco,½ cálice (100ml) de shoyu. Corte as cebolas em rodelas, no sentido do comprimento.Numa frigideira , refogue a cebola e os temperos no azeite de oliva.Adicione os tomates e deixe por 2 minutos. Regue com Martini e o shoyu e deixe reduzir.Sirva com Espaguete, ou outra massa de sua preferência, cozida al dente.

Molho quatro queijos

2 queijos clab fundidos ou queijo prato, ralado),2 copos de requeijão,400 g de creme de leite fresco,50 g de manteiga,1 copo americano (200 ml) de leite.Dissolva em banho maria o requeijão, o queijo fundido, a manteiga e o leite. Junte o creme de leite. Obs : utilize em canelonis e tempere com noz moscada.

Molho Branco

2 xícaras de leite,2 colheres de sopa de manteiga,2 colheres de sopa de farinha de trigo.Sal e pimenta do reino branca a gosto.Ferva o leite. Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa até obter uma pasta homogênea. Aos poucos acrescente o leite e bata, constantemente, para não empelotar . Deixe cozinhar por alguns minutos e tempere com sal e pimenta.

Molho Pesto

4 dentes de alho,1 colher de chá de sal,1 xícara de chá de folhas de manjericão fresco,3 colheres de chá de pinoli ou nozes sem casca,100 g de queijo pecorino ou parmesão ralado,1/2 xícara de chá de azeite.Pimenta do reino a gosto.Descasque os dentes de alho, passe pelo espremedor e coloque em uma tigela.Adicione o sal e misture muito bem. Triture as nozes (no processador, com um pilão ou com as mãos), junte o alho e o sal. Lave as folhas de manjericão, seque e pique em pedaços pequenos. Coloque na tigela. Acrescente o queijo e o azeite e misture bem, até obter uma pasta homogênea. Tempere com pimenta do reino a gosto e conserve em um recipiente de vidro esterilizado.Obs.: Utilize em massas, acrescentando tomates cereja e mussarela de búfala.

Molho Bechamel - Receita Original

1 lt. de leite
1/2 cebola, 1 folha de louro, 2 cravos da Índia,70 gr. de farinha de trigo,70 gr. de manteiga.Sal, pimenta do reino e noz–moscada, a gosto. Preparar a Cebola Piquet:
Fazer um pequeno corte na cebola, colocar ali a folha de louro e os dois cravos.
Levar o leite a ferver com a Cebola Piquet por alguns minutos, reservar e retirar a cebola.Em uma panela funda derreter a manteiga com a farinha , mexendo sempre para não queimar, até dourar levemente (esta preparação chama-se roux).Juntar o leite aos poucos e mexendo sempre para não empelotar, levando a ferver.Colocar os temperos e coar.