Risoto de Camarão com Abóbora Japonesa

350g de camarão médio inteiro (as cabeças vão para o caldo),150g de abóbora,japonesa cortada em tiras,350g de arroz arbóreo,100g de cebola picada,50 ml de vinho branco,60 ml de caldo de camarão,100g de manteiga,50 ml de azeite. Sal e pimenta a gosto. Para o caldo de camarão:1 cebola,½ cenoura média,50 ml de azeite,1 talo de salsão,2 litros de água.As cabeças de camarão. Sal e pimenta a gosto. Caldo: aqueça o azeite na frigideira, ponha as cabeças de camarão, a cebola e o salsão. Deixe fritar até dourar. Acrescente a água, espere apurar e reserve. Risoto: em uma panela de pressão, aqueça o azeite e junte os demais ingredientes, o vinho branco e, por último, o caldo peneirado até cobrir 2 dedos acima do risoto. Feche a panela de pressão e cozinhe por cinco minutos sob pressão, em fogo baixo. Sirva em seguida.

Panela de Pressão:

"O vapor aprisionado gera pressão dentro do recipiente. E, quando a pressão no interior da panela aumenta, a temperatura aumenta também", explica o técnico Eduardo Shigueo Dagnone, do grupo SEB (que fabrica as marcas Clock, Penedo, Rochedo e Panex), ligado à TFAL francesa.
Em condições normais, quando se está ao nível do mar a água começa a evaporar aos 100°C e, durante esse processo, a temperatura se mantém estável. O que a pressão faz é mudar esse fenômeno: ela aumenta a temperatura de dissipação. No caso da panela de pressão, faz com que comece entre 116°C e 120°C. E o que acontece com os alimentos dentro da panela? Com a água mais quente, eles cozinham mais rapidamente. Três vezes mais.
"As reações químicas dentro da panela de pressão ocorrem mais rapidamente. Ou seja, 5 minutos na pressão equivalem a 15 minutos em uma panela comum", diz a nutricionista Késia Diego Quintaes.
Professora da Universidade Federal de Ouro Preto e autora do livro Por Dentro das Panelas, ela adverte que os alimentos se comportam de forma diferente sob pressão. "Carnes e tubérculos ficam moles e fáceis de digerir", diz. "Legumes, porém, por serem mais aquosos e fibrosos, podem ficar muito macios e meio sem graça, murchos, até."