“Filé do Comendador”

"Em nome da Comenda"
Francesco Altileme Filho, era herdeiro, do nome, do sobrenome, e de regras de comportamento. Herança envolvente, asfixiante, duradoura, da qual ousava escapar, somente, na privacidade da "sala de música", envolta em paredes de cortiça, pesadas cortinas e poltronas de outrora, revestidas em couro.
Em outros cômodos, ou na rua, era sempre o herdeiro, do primeiro Francesco, que em dia de glória, adquirira o sonhado título de Comendador, data que culminou com o jantar planejado, tendo como convidado principal, Dom Giuzeppe, “o Breve”, Bispo de larga fronte e enormes costados.
Homem feito e refeito, embora ainda sob o peso da herança, Francesco vencera, pertencia ao mundo empreendedor, brilhava em reuniões, como o principal executivo, da filial paulista, de robusta empresa européia.
Ao estacionar na vaga perfeita, do supermercado das manhãs de domingo, uma pequena lembrança lhe acometeu, quase que ouvia o barulho, infantil, do chacoalhar da caixa de papelão.
Em meio ao labirinto de corredores e gôndolas, qual aventureiro em terras longínquas, sentia o gosto do conteúdo, desfazendo-se no céu da boca.
Abraçado ao objeto de desejo, quase não percebeu o olhar , entre curioso e sarcástico, que Altaneira Venâncio, Diretora de Marketing, sala ao lado da sua, lançava, ora para seu rosto distraído, ora para a escandalosa caixa ilustrada.
Ao responder o “Bom Dia”, um tanto quanto estridente, encontrou a solução, qual mágica, vinda de sua, elogiada e reconhecida, capacidade de reação e improvisação frente aos desafios de mercado. E, com ar professoral, discorreu sobre singela receita, do que chamava.
“Filé do Comendador”
Aproveitando-se da proximidade do balcão de cortes bovinos especiais, escolheu com enfado a embalagem de “tournedos” de filé, e dois passos à frente, um vidro de maionese light.
Naquela tarde, enquanto buscava o conforto no barroco de Bach, sorria ao imaginar o sucesso da receita.

“Filé do Comendador”

Ingredientes:[ 4] quatro tournedos de filé
sucrilhos tradicionais (o da caixa da infância)
maionese light
Preparo:
untar os tournedos com maionese
após, passá-los numa vasilha contendo sucrilhos levar ao forno médio
Servir acompanhado de escarolas cozidas, ao tempero de azeite.
Francesco manteve sua postura, com pitadas de excentricidade.
A tigelinha de ágata, comprada na feirinha de antiguidades,
repousava ao lado, úmida de leite, e pontuada de sucrilhos.