Gnocchi

2 kg de batata 400 g de farinha de trigo 100 g de queijo ralado (não valem os de saquinho) 1 colher (sopa) de manteiga 6 ramos de alecrim 5 dentes de alho picados
2 ovos azeite extravirgem Sal a gosto
Molho
200 ml de creme de leite fresco 250 g de queijo gorgonzola
100 g de damasco picado Queijo parmesão para ralar em cim Nozes picadas e damascos para decorar
Nhoque
Pegue as batatas, descasque, lave, seque e corte-as em quatro partes. Numa assadeira grande refogue o alho no azeite, com o sal e o alecrim. Começou a levantar um aroma delicioso, espalhe as batatas e dê uma mexidona. Leve para o forno alto por 40 minutos ou até as batatas assarem. Ponha uma panela de água para ferver (onde o nhoque será pré-cozido depois). Numa vasilha, esprema as batatas ainda mornas.
Despeje sobre elas todo o líquido da assadeira, os ovos, a manteiga e o queijo ralado. Misture tudo e comece a acrescentar a farinha de trigo. Quando ficar firme, de forma que se possa fazer os rolinhos, está no ponto. Faça os rolinhos de massa em cima de uma base enfarinhada e corte os nhoques em fatias de 1 cm. Ponha os nhoques com cuidado na água que já está fervendo. Rapidinho eles vão subir. Retire, dê um banho de água fria e coloque em uma vasilha com um pouquinho de óleo, para os nhoques não grudarem.
Molho
Numa panela que caiba tudo, desmanche o gorgonzola, até o queijo derreter bem e começar a pegar no fundo. Misture o damasco e o creme de leite e deixe dar uma leve aquecida. Despeje, com cuidado, os nhoques e misture geral. Quando os nhoques estiverem quentes, rale um bocado generoso do parmesão e sirva. Coloque os nhoques nos pratos e decore com nozes picadas e damascos.