Focaccia Siciliana

Massa de Batatas
45 g de fermento biológico, fresco, ou 1 e 1/2 envelope seco biologico-1 colher (sopa) de açúcar- 1 colher (sopa) de sal-1 xícara (chá) de leite morno (240 ml)
2 ovos tipo jumbo (60 g cada), ligeiramente batidos-1/2 xícara (chá) de óleo de milho (175 ml- 50 g de manteiga sem sal, macia
300 g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes- 2 dentes grandes de alho, bem socados-3 colheres (sopa) de salsa verde bem picada-500 à 600 g de farinha de trigo
Modo de Fazer
Em uma tigela pequena dissolva o fermento com o açúcar. Junte os demais ingredientes, acrescente a farinha de trigo, aos poucos, e bata na batedeira com os batedores de massa pesada até obter uma massa que solte da tigela. Coloque a massa obtida sobre a bancada, polvilhe com um pouco de farinha de trigo e sove-a muito bem. Deixe a massa descansar até dobrar de volume e empregue na montagem da focaccia.
Recheio
400 g de queijo minas frescal, cortadas em fatias grossas
250 g de linguiça calabresa fatiada e escaldada ou presunto
200 g de requeijão firme (de bisnaga)
orégano para polvilhar
Cobertura
500 ml de molho de tomates caseiro ou industrializado
200 g de cebolas cortadas em fatias finas e passadas pelo azeite
100 g de azeitonas pretas cortadas em lascas grossas
2 colheres (sopa) de alcaparras inteiras
4 colheres (sopa) de folhas frescas de manjericão, rasgadas
50 g de queijo parmesão ralado grosso
4 dentes de alho bem socados
Modo de Fazer
Em uma tigela média misture as azeitonas, as alcaparras, as folhas de manjericão, o queijo parmesão e o alho socado. Empregue na montagem final da focaccia, seguindo as instruções dadas abaixo.
Montagem da Focaccia: Unte com manteiga uma fôrma retangular nº 04 e reserve. Divida a massa já fermentada ao meio, abra uma parte sobre a bancada enfarinhada e forre o fundo da fôrma. Em seguida, distribua sobre a massa todas as fatias de queijo, as rodelas de linguiça calabresa, espalhe por cima pelotinhas do requeijão, orégano e finalize cobrindo com a outra parte da massa, fechando e pressionando bem todas as extremidades. Por último, fure a superfície da massa com a ponta de uma faca, espalhe por cima todo o molho de tomates, salpique a mistura dos demais ingredientes da cobertura e deixe crescer até dobrar de volume. Por último, leve ao forno pré aquecido à temperatura de 180ºC e asse até que esteja bem dourada.