Sopa Light Deliciosa

2 cenouras médias . 240g, 2 tomates médios . 275 g, 1 pedaço médio de nabo . 160 g
4 talos médios salsão . 70 g, 1 cebola média . 175 g,1 ramo de salsinha . 4 g
1/2 repolho pequeno . 325 g, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g, 1 e 1/2 litro de caldo de carne sem gordura, 1 xícara (chá) de vinho tinto . 240 ml, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado . 14 g, Sal e pimenta-do-reino a gosto, Cebolinha-verde para decorar
Modo de Fazer
1. Lave as cenouras, raspe as cascas e lave novamente. Corte as cenouras em pedaços pequenos. Reserve.
2. Lave os tomates e elimine os pedúnculos. Coloque-os em uma panela com ½ litro de água fervente e deixe por 1 minuto. Retire do fogo, escorra a água, parta os tomates ao meio e descarte as sementes. Pique a polpa em pedaços pequenos e reserve.
3. Raspe a casca do nabo, lave-o pique em pedaços pequenos. Lave os talos de salsão, elimine as folhas e as fibras mais duras. Pique os talos em pedaços pequenos e reserve.
4. Descasque a cebola, elimine as extremidades, corte em pedaços pequenos. Lave a salsinha e a cebolinha-verde. Elimine a parte mais dura do repolho, corte em tiras finas e reserve.
5. Coloque em uma panela o azeite de oliva, as cenouras, os tomates, o nabo, o salsão e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 10 minutos. Junte o caldo de carne, o vinho tinto, o ramo de salsinha, os talos de cebolinha-verde, o sal e a pimenta-do-reino. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 minutos.
6. Incorpore o repolho e continue a cozinhar (panela tampada e mexendo de vez em quando), por mais 20 minutos. Acerte o sal, tire a salsinha e a cebolinha-verde. Retire do fogo.
7. Montagem: distribua a sopa em pratos fundos ou pequenas tigelas, decore com cebolinha-verde e sirva em seguida.
Rendimento: 12 porções de 160 g
Valor nutricional por porção
75 calorias; 4,5 g de carboidratos; 1,5 g de proteínas; 4,5 g de gorduras totais (1 g de saturada; 3 g de monoinsaturada; e 0,5 g de poliinsaturada); 1 mg de colesterol; 1 g de fibras; 0,5 mg de ferro; e 43 mg de cálcio.