Fondue de Queijo

300g de queijo tipo suíço (emmental), ralado ou picado, 300g de queijo tipo gouda, ralado ou picado, 2 colheres, de sopa, de maisena, 2 copos de vinho branco seco, 3 colheres de sopa de kirsch ou brandy, noz moscada, pimenta preta ou páprica a gosto
1 ou 2 dentes de alho
O segredo de um bom fondue: O segredo está em escolher um queijo de boa qualidade. A maneira de cortar ou ralar o queijo não tem nenhuma importância. Mas a qualidade do vinho é muito importante! Considere sempre 1 copo de queijo cortado ou ralado (150g) por pessoa.Coloque o queijo na panela, junte o vinho, cozinhe em fogo alto mexendo sempre. Depois, coloque a panela sobre o réchaud, na mesa, e deixe cozinhando em fogo baixo durante a refeição. Mexa de vez em quando.
Conselhos úteis: não modifique muito a proporção de vinho. Se o fondue está muito espêsso, acrescente um pouco de vinho. Se está muito líquido, engrosse com maisena dissolvida em brandy (ou vinho). Antes de colocar o queijo na panela, esfregue por dentro da mesma um ou dois dentes de alho cortados, para untar.
O fondue tradicional se come com pão, mas pode-se comer também com: legumes cozidos e cortados, batatas, brocolis, pedaços de peixe cozido, camarões, almôndegas pequenas, champignons em conserva. Para acompanhar, você pode servir uma salada verde e vinho branco seco ou rosé.