Massa de Crepes


250g de farinha, 4 ovos, 1/2 litro de leite, 1 colher de sopa de açúcar vanilado, 1 pitada de sal, 50g de manteiga, 1 colher de sopa de rum ou água de flor de laranjeira
Tradicional - tempo de preparo: 15 minutos
Faça a massa com antecedência de, pelo menos, uma hora (o ideal são duas horas).
Numa panela, amorne um pouco o leite (só o suficiente para derreter a manteiga).
Retire do fogo, acrescente a manteiga, misture e reserve. Numa vasilha, coloque a farinha, os ovos, o açúcar vanilado, a pitada de sal e um pouco do leite (que já deve estar na temperatura ambiente a essa altura) e misture tudo com o fouet (ou outro batedor qualquer). Vá, aos poucos, acrescentando o restante do leite, misturando sempre até obter uma massa lisa e meio líquida (não misture os ovos e a farinha sem colocar nada do leite ou conseguirá belos grumos difíceis de desmanchar depois). Se, mesmo assim, ficarem grumos, passe a massa por uma peneira. Acrescente colher de sopa de rum ou água de flor de laranjeira e mexa para incorporar. Cubra a vasilha com um filme e leve à geladeira para a massa descansar.
Rápido - tempo de preparo: 03 minutos
Bata todos os ingredientes no liquidificador.Transfira a massa batida para uma vasilha, cubra com filme e leve à geladeira para descansar.
Fritura:Aqueça lentamente uma frigideira de ferro ou anti-aderente para fritar os crepes, até que jogando uma gota de água ela ferva rapidamente. Enquanto isso, retire a massa da geladeira e misture mais um pouco antes de usar.Quando estiver quente o suficiente, pincele a frigideira ligeiramente com manteiga. Essa operação que deve ser repetida a cada crepe.Use uma concha para deitar a massa do crepe na frigideira. A medida certa para cada um é meia concha.Para que a massa se espalhe pela frigideira use uma espátula de madeira, plástico ou teflon, ou incline a frigideira até que a massa se espalhe por igual. Para virar as panquecas, use a espátula. Se for jogar para cima, cuidado com possíveis queimaduras.Frite de um lado até que comece a levantar bolhas, aí vire e frite alguns segundos do outro lado.Vá colocando os crepes já prontos numa travessa. Se quiser servi-los quentes, coloque a travessa sobre uma vasilha com água fervendo para que não esfriem.Depois de todos eles fritos, recheie a gosto e formate dobrando duas vezes como gostam os franceses, ou uma vez só, enrole, faça trouxinhas ou deixe ele aberto mesmo, como você preferir ou combinar mais com o recheio que você vai usar.

Sugestões para recheio:
Geléias de frutas, pêssegos em calda fatiados fininho, creme de baunilha, morangos frescos cortados deixados de molho por meia hora em açúcar e vinho do porto, maçãs levemente cozidas com um pouco de açúcar (polvilhe os crepes com canela em pó), goiabada derretida em um pouco de vinho do porto (polvilhe os crepes com coco ralado), nutella, brigadeiro, beijinho, baba de moça, doce de leite, entre uma infinidade de outros recheios doces. Para os crepes salgados, também, as opções são incontáveis