Bolo com Merengue e Castanha-do-Brasil


3 ovos, 1 ½ xícara de chá de açúcar, ½ colher de chá de essência de baunilha, ½ xícara de chá de leite, ¾ xícara de chá de óleo, 2 xícaras de chá de farinha, 3 colheres de chá de fermento em pó, 1 xícara de chá de castanha-do-Brasil triturada
Recheio:1 colher de sobremesa de amido de milho, 1 xícara de chá de leite, 3 gemas, 1 lata de leite condensado, 1 xícara de chá de castanha-do-Brasil triturada
Merengue:3 claras,6 colheres de sopa de açúcar.Castanha-do-Brasil picada a gosto. Numa batedeira, bata os ovos com o açúcar, em velocidade alta, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a essência de baunilha, o leite e o óleo, batendo rapidamente, só para misturar. Junte a farinha de trigo e o fermento em pó e misture delicadamente. Acrescente a castanha e mexa bem. Coloque em uma fôrma redonda média (24 cm) e asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito no centro, esse saia limpo. Deixe esfriar.
Recheio:Enquanto a massa assa, dilua o amido com o leite e misture com o restante dos ingredientes. Leve ao fogo brando e deixe engrossar, mexendo sempre. Reserve.
Merengue: Bata as claras em ponto de neve e, aos poucos, acrescente o açúcar (a colheradas) e bata bem, até incorporar e formar picos. Reserve. Corte o bolo ao meio,formando dois discos.Espalhe o recheio sobre um deles e cubra com o outro disco. Espalhe o merengue por toda a superfície do bolo e salpique castanha triturada.