Pastel de choclo (Prato típico do Chile)

14 espigas de milho verde bonitas e tenras, 1 litro de leite integral, 1 maço de manjericão italiano, de folhas grandes (use 2 folhas para cada xícara de milho em grão), 150 g de manteiga, 5 colheres (sopa) de açúcar, 4 coxas de frango desossadas e sem pele, 1 dente de alho amassado com um pouco de sal, 2 dentes de alho picados, 2 ovos cozidos duros
500 g de carne (patinho) sem gordura, 100 ml de óleo de oliva, 1 alho-poró picado (apenas a parte branca), 5 cebolas picadas
50 g de uvas-passas pretas sem sementes, 1 pitada de orégano, 1 pitada de cominho, 50 g de açúcar para polvilhar
Manteiga para untar, Sal a gosto
Decoração; Raminhos de manjericão
Preparo;
Descasque e limpe as espigas de milho, retirando as peles. Destaque os grãos com uma faca bem afiada e bata-os aos poucos no liquidificador, com o leite e o manjericão.
Peneire metade dessa massa. Misture tudo e leve ao fogo com 100 g da manteiga. Tempere com sal e junte o açúcar. Deixe em fogo brando, mexendo sempre, para não grudar, até obter um creme bem amarelo. Retire do fogo e reserve. Tempere o frango com o alho e asse-o untado com manteiga, em forno médio (180 ºC).
Retire do forno e reserve.
Corte os ovos em rodelas. Corte a carne em tábua de madeira, em pequenos cubos, e refogue em metade do óleo de oliva com o alho picado, o orégano, o cominho e o sal. Cozinhe até dourar, sem mexer. Misture o alho-poró e complete o cozimento. Em outra panela, refogue a cebola no óleo restante até dourar e ficar marrom e transparente. Misture a cebola com a carne e reserve. Em quatro refratários individuais (ou em um grande), untados com manteiga, distribua camadas do creme de milho, o recheio de carne com cebola, as rodelas de ovo, as uvas-passas e o frango. Cubra com bastante creme de milho, polvilhe com o açúcar e leve ao forno bem quente (cerca de 220 ºC), preaquecido, por 5 minutos. Reduza o fogo e espere até dourar bem.
Sirva quente, com os raminhos de manjericão.