Sopas para Aquecer


Sopa de Cebola Gratinada

50 g de manteiga
1 kg de cebolas cortadas em rodelas finas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de caldo de frango (ou caldo de carne)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Noz-moscada
Fatias grossas de pão de casca grossa ou
Pão francês amanhecido
Queijo gruyère ralado grosso ou mozarela ralada
Em uma panela grande, aqueça a manteiga, acrescente as cebolas e deixe dourar em fogo baixo. Junte a farinha e deixe por mais um minuto. Adicione o caldo, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Grelhe levemente as fatias de pão (ou toste no forno). Quando a sopa estiver pronta, distribua-a em tigelas refratárias individuais, cubra com uma fatia de pão e salpique com bastante queijo. Leve ao forno bem quente apenas para gratinar.

Caldo Verde com Batatas
600 gr de batata
200 gr de couve-tronchuda
1 cebola média
2 dentes de alho
150 gr de toucinho defumado
4 colheres (sopa) de azeite
2 litros de água
sal
Lave, descasque e corte as batatas em quartos. Corte a cebola em anéis finos, triture o alho, pique o toucinho. Lave as folhas de couve, pique-as o mais fino possível. Ponha a couve picada em uma peneira e lave-a em água corrente. Leve ao fogo uma panela de fundo largo com 2 colheres de sopa de azeite, espere aquecer e refogue ligeiramente a cebola, o alho, o toucinho e as batatas, mexa com uma colher de pau e junte a água quente e sal. Quando as batatas estiverem cozidas, reduza-as a purê, misture o caldo e leve novamente ao fogo. Ao abrir fervura junte a couve, deixe cozinhar 5 a 10 minutos e acrescente o azeite restante. Despeje em uma sopeira e sirva bem quente.

Sopa Especial de Batata
750 gr de batata
300 gr de carne de vaca
300 gr de carne de porco magra
500 gr frango
1/2 repolho pequeno
1/2 cebola média
2 dentes de alho
1 folha de louro
sal
3 litros de água quente
1 colher de sopa de margarina
torradas
Lave e pique as carnes em três pedaços. Corte o frango pelas juntas. Leve ao fogo uma panela grande com a margarina, deixe derreter, junte as carnes e o frango e refogue-os ligeiramente. Acrescente a cebola picada e o dente de alho, refogue-os sem deixar escurecê-los. Junte o sal, a água e a folha de louro, deixe cozinhar em fogo brando até que o caldo se reduza á metade e as carnes fiquem macias. Retire as carnes, coe o caldo e leve-o novamente ao fogo com as batatas e o repolho picado. Depois que as batatas e o repolho estiverem cozidos, bata-os no liquidificador ou passe-os no espremedor de batata. Junte ao caldo e leve ao fogo. Deixe ferver por uns 5 min. Sirva bem quente acompanhada de torradas.

Sopa de Batata
4 batatas
2 alhos poró
2 litros de caldo de carne
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 gemas
2 xícaras (chá) de quadradinhos de pão torrados na manteiga
sal a gosto
Corte as batatas e os alhos poró em quadradinhos e cozinhe no caldo de creme por 30 minutos. Passe pelo liquidificador. Na hora de servir junte o creme de leite, a manteiga e as gemas. Mexa muito bem. Sirva com os quadradinhos de pão torrados na manteiga.

Sopa Creme de Batata com Salsão
1/2 litro de caldo de carne
2 batatas médias cortadas ao meio
1 xícara (cha) de salsão picado (parte branca)
1 colher (sopa) de manteiga
2 gemas
3 colheres (sopa) de creme de leite
sal e pimenta do reino a gosto
Leve para cozinhar numa panela as batatas, o salsão, a manteiga, a pimenta e o sal. Dê uma refogada rapidamente e adicione o caldo. Deixe cozinhar em fogo médio. Espere esfriar um pouco e leve para bater no liquidificador com 2 gemas. Volte novamente á panela, para que as gemas cozinhem e no momento de servir adicione o creme de leite.

Sopa de Batata com Cogumelo
300 gr de batata
250 gr de cogumelo
1 1/2 litro de caldo de carne
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola média
2 dentes de alho
5 fatias de pão de forma
sal
pimenta-do-reino
salsa picada
Descasque as batatas, lave-as, pique-as e cozinhe-as no caldo. Depois, transforme-as em purê e junte novamente ao caldo. Reserve. Lave rapidamente os cogumelos, corte-os em fatias finas e refogue-os em 1 colher (sopa) de manteiga, onde foram ligeiramente fritos a cebola cortada em anéis bem finos e 1 dente de alho picado. Deixe no fogo por cerca de 20 minutos. Em seguida, junte-os ao caldo com as batatas, tempere com sal, se necessário, e pimenta-do-reino. Corte as fatias de pão em cubos de cerca de 1 cm. Frite-as no azeite a que se juntou a manteiga e o dente de alho amassado restantes. Sirva á parte. Coloque a sopa bem quente em uma sopeira e salpique com salsa picada.

Sopa de Frango e Batata
1 peito de frango
2 cenouras
1 cebola média
2 batatas grande
1/2 colher (sopa) de salsinha picada
1/2 colher (sopa) de cebolinha verde picada
2 xícaras de couve picada
sal
Coloque 2 litros de água numa panela e deixe ferver. Junte o peito de frango, as cenouras raspadas e picadas, a cebola cortada em 4 partes, a batata descascada e cortada em pedaços e tempere com sal. Cozinhe até que o peito de frango esteja macio. Retire do fogo, desfie o frango, reserve, e bata o caldo no liquidificador, retirando alguns pedacinhos de cenoura. Volte o caldo ao fogo, junte a cenoura reservada, a salsinha, a cebolinha, a couve e o frango. Cozinhe até a couve murchar. Verifique o sal, acerte se necessário, e sirva quente, em pratos ou tigelinhas individuais.