Risoto de Cogumelo

Risoto; 320 g de arroz arbóreo, 300 g de cogumelos shitake frescos, 80 g de manteiga, 1/2 taça de vinho branco seco, 40 g de queijo parmesão ralado, salsinha picada,1 colher (sopa) de azeite de oliva sal, 1 litro de caldo de legumes.Dica; Se preferir, use champignon tipo paris ou outro de seu gosto. Ao invés da salsa, tempere com manjericão fresco.
Caldo de Legumes:
1 cebolas grande, 2 cenouras grandes, 1 alho-poró, 3 talos de salsão, 2 colheres (sopa) de manteiga, um maço de salsinha,1 folha de louro, sal, pimenta-do-reino
Dicas:Se preferir, pode colocar todos os ingredientes em panela com água fria e deixá-los cozinhar, sem refogá-los previamente. Pode-se também só coar o caldo, sem incorporar a ele os legumes peneirados.
Risoto: Refogue na metade da manteiga e no azeite, por cerca de cinco minutos, os cogumelos cortados em fatias longitudinais. Retire os cogumelos e reserve-os.Junte o restante da manteiga à panela onde refogou os cogumelos. Leve ao fogo e adicione o arroz, refogando-o por alguns minutos, até ficar translúcido. Acrescente o vinho e mexa até evaporar completamente. Salgue e, aos poucos, adicione o caldo de legumes quente, cuidando para só colocar mais caldo quando o anterior estiver totalmente absorvido.Após dez minutos, junte os cogumelos, misture bem e deixe cozinhar até o arroz ficar "al dente". Incorpore o queijo ralado, corrija o sal, se necessário, e misture bem. Tampe a panela e deixe repousar por 2 a 3 minutos. Junte a salsinha finamente picada, misture bem e sirva.
Caldo de Legumes:
Corte a cebolas as cenouras, o alho-poró e o salsão em pedaços pequenos. Refogue-os na manteiga.Junte a salsinha picada, o louro, tempere com sal e pimenta e mexa. Junte 3 litros de água fervente e deixe cozinhar por cerca de uma hora. Retire a espuma que vai se formando durante o cozimento. Passe os legumes por uma peneira e incorpore-os ao caldo.