Penne com Salmão em Crosta Linhaça


500 g massa penne, 750g de salmão, 2 colheres (sopa) de azeite, 100g de castanha do Pará, triturada, 100g de semente de linhaça, 5 colheres (sopa) de azeite, 3 dentes de alho, picados, 1 cebola média, picada, 12 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados, 3 colheres (sopa) de azeite, 2 dentes de alho, picados
1 maço de buquês de brócolis cozido, sal e salsinha picada a gosto. Comece preparando o salmão. Tempere o salmão com azeite e sal. Misture a castanha do Pará com a semente de linhaça e empane o peixe. Numa assadeira média, acomode o salmão, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180ºC) por 30 minutos. Retire do forno, corte em fatias e reserve.Prepare o molho de tomate. Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte os tomates e refogue até desmanchar. Acerte o sal, salpique a salsinha e reserve.Prepare os buquês de brócolis. Numa frigideira pequena, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte os buquês de brócolis, acerte o sal, deixe refogar por mais 3 minutos e reserve.
Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o Penne . Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar por 9 a 11 minutos ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida.Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima os buquês de brócolis, as fatias de salmão e sirva a seguir.