Ragu de rabada:3kg de rabada, de preferência a parte fina,3 cebolas picadas,3 dentes de alho picados,750ml de vinho tinto, 50ml azeite,2 folhas de louro.Sal e pimenta moída na hora a gosto
Polenta:200g de polenta instantânea italiana,200g de queijo meia cura em cubinhos,20 folhas de ora-pro-nobis cortadas em tiras finas,500ml de caldo de legumes.Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Rabada: Deixe a carne marinando no vinho tinto, azeite, louro, sal e pimenta por 2 horas, fora de geladeira. Frite a cebola e quando ela estiver quase dourada junte o alho. Aumente bem o fogo e coloque a carne (sem o molho). Quando a carne também estiver dourada, junte os outros ingredientes, abaixe o fogo e cozinhe lentamente até a carne da rabada ficar muito macia. Se faltar, pode-se acrescentar um pouco que água quente para que não fique tão espesso. Quando a carne estiver bem macia, retire dos ossinhos (sai com muita facilidade), volte para a panela, dê mais uma refogada e reserve.
Polenta:Aqueça o caldo de legumes em uma panela pequena, junte a polenta aos poucos e mexa sempre para não criar grumos. Adicione a ora-pro-nobis e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por quatro minutos em fogo baixo. Adicione o queijo, mexa bem e reserve.
Montagem:No centro de pratos individuais, coloque uma porção de polenta, sobre ela acrescente duas colheres de sopa de ragu de rabada e sirva imediatamente.Receita do chef Sérgio Peres, do restaurante Nó de Pinho, em Gonçalves (MG)
Ora-pro-nobis, uma planta rica em proteínas. Tem 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro.