½ xíc de leite integral, 90g (6 c sopa) de manteiga sem sal, ¼ xí de água morna
½ c chá de açúcar + 1 c sopa (separadas),1 colher sopa de fermento instantâneo ou 25g de fermento biológico fresco, 1 ovo grande em temperatura ambiente,1 colher de chá alho seco moído[ pode ser frito picadinho] 3 xíc de farinha de trigo (pode ser necessário mais um pouco) 1 c chá de sal
Manteiga amolecida e 3 ou 4 dentes de alho picados finamente
Modo;Leve ao fogo o leite com a manteiga em pedaços, e deixe a manteiga fundir sem o leite ferver. Retire do fogo e deixe amornar. Reserve.
Misture a água morna com o fermento e ½ c chá açúcar, (se usar fermento fresco desfaça-o na água), e deixe repousar por 5 minutos. Bata o ovo com a colher de sopa de açúcar. Peneire a farinha com o sal e o alho em cima da bancada e faça uma cova no meio, deite o ovo batido e a mistura de fermento, vá envolvendo na farinha a pouco e pouco até incorporar. Amasse até obter uma massa fofa e elástica não muito seca.
Se a massa estiver demasiado umida, junte colheres de farinha até atingir a consistência desejada. Se tiver uma batedeira de gancho, use-a para amassar, ou a maquina de pão[massas]
Com as mãos e a bancada enfarinhada, molde uma bola. Unte uma tigela com manteiga, e dentro, coloque a massa fazendo-a rodar até ficar completamente untada na manteiga.
Cubra com película aderente e deixe repousar em local abrigado até a massa dobrar de volume. Passado esse tempo, espalme a massa e pincele-a com manteiga derretida, dobre a massa ao meio e pincele novamente e mais uma vez volte a dobrar.
Tape a massa com um pano e deixe repousar mais um pouco. (mais ou menos 45m).